E o celibato? Padres casados e com filhos esperam atitude do Papa Leão XIV
- Nilson Carvalho
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Chegada do novo papa pode levar a uma mudança em postura que vinha sendo observada com Francisco
O celibato dos padres é uma das marcas mais conhecidas da história da Igreja Católica. No entanto, há religiosos em atividades que são casados e possuem até mesmo filhos.
Isso porque a Igreja Católica permite oficialmente, desde 2014, que padres se casem e tenham até filhos. A permissão é dada somente para igrejas orientais, mesmo que fora dos seus países de origem.
São 23 igrejas dos ritos orientais vinculadas à Roma, e em 21 delas homens casados podem ser ordenados, desde que possam demonstrar "maturidade, fé sólida, vida familiar estável e conduta moral exemplar".
Padres casados sempre foram presentes nessas igrejas, uma delas é a Igreja Greco-Católica Ucraniana, a maior no Brasil.
Padres brasileiros autorizados
De acordo com o Estadão, no Brasil, um dos exemplos mais conhecidos é de Vítor Pimentel Pereira, de 42 anos, casado e pai de três filhos.
le foi ordenado em 2021 pela Igreja Greco-Católica Melquita, uma das 23 igrejas orientais em plena comunhão com Roma.
Quem também segue a decisão é o romeno Sergiu Chiroloaei, de 27 anos, pai de um filho pequeno, que atua como sacerdote na capital italiana.
Atualmente, o responsável pelas igrejas orientais no Brasil, que não têm bispo, é o arcebispo de Belo Horizonte, d. Walmor Vieira de Azevedo.
Papa Francisco deu permissão a padres casados
O Estadão declarou que, durante o seu papado, o Papa Francisco, que morreu em 21 de abril de 2025, permitiu a ordenação de padres casados.
Ainda não se sabe se o Papa Leão XIV fará modificações em relação ao ordenamento de sacerdotes casados. Mas os padres brasileiros esperam que o novo papa mantenha a permissão.
Reportagem completa no link abaixo:
Por Redação
Compartilhe com seus amigos;
Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
コメント