top of page

Câmeras de videomonitoramento reforçam a segurança do Festival de Arembepe 2024


Um importante reforço na segurança do Festival de Arembepe 2024 são as câmeras de videomonitoramento instaladas por todo o circuito da festa. Dezenas desses equipamentos estão distribuídas em pontos estratégicos, visando garantir a tranquilidade das pessoas que acompanham o evento. A operação do sistema é realizada pelo Centro de Operações de Camaçari (COCAM), por meio do gerenciamento da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI), setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov).

O sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Camaçari conta com câmeras fixas, com visão noturna e inteligência de reconhecimento facial, e do tipo speed dome (com giro 360°), que possuem também visão noturna, detecção de movimento (autotracking) e reconhecimento facial.

Para ampliar o campo de monitoramento e auxiliar na identificação de situações e/ou de pessoas suspeitas no Espaço Arena, principal da festa, que abriga o Palco Katita, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) instalou plataformas de observação elevatória, além de sistema de monitoramento de vídeo, por meio de câmeras de reconhecimento facial, que permite a captação das imagens em tempo real, pois têm tecnologia avançada que permite giros em 360°, e aproximação facial de alta qualidade, possibilitando a identificação daqueles que, porventura, estiverem cometendo alguma prática delituosa, além de ajudar a encontrar foragidos da Justiça durante festa.

A tecnologia, empregada pela PM-BA, permitiu que as forças de segurança conseguissem capturar um homem que estava descumprindo ordem judicial. "As câmeras de monitoramento têm ajudado muito na identificação de pessoas com mandados de segurança. E nesse ano, a gente também está fazendo parceria com a Polícia Penal [órgão responsável pela segurança do sistema prisional], em relação ao monitoramento de indivíduos portadores de tornozeleira eletrônica. Inclusive, nós identificamos, no circuito da festa, um monitorado que estava descumprindo as regras, e ele foi conduzido para a delegacia", relatou a delegada titular da 26ª Delegacia Territorial de Abrantes, Elaine Laranjeira.

A segurança do evento também conta com a participação do 10º Batalhão de Bombeiros Militar; do Juizado da Infância e Juventude de Camaçari, Conselho Tutelar, além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), de seguranças particulares, e de agentes de trânsito e transporte da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).


Foto: Tiago Pacheco/Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page