ABRACOM registra maior lucro para o setor de agências de comunicação em pesquisa anual
- Nilson Carvalho
- há 17 horas
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Termômetro de Mercado Abracom aponta crescimento do setor em meio à incerteza macroeconômica mundial e vê possibilidades de diversificação de receita a partir de produtos e serviços personalizados
A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) acaba de divulgar os resultados do Termômetro de Mercado que mostra, pelo quarto ano consecutivo, crescimento do setor, as expectativas para 2025 e os possíveis riscos. A pesquisa anual da instituição traz respostas de representantes de 60 agências associadas em todo o Brasil sobre o mercado. Nesta edição, o estudo indica que 2024 foi marcado por maior lucratividade para 63,3% das agências em comparação ao ano anterior.
O relatório diz que, apesar de a estrutura do trabalho ter se mostrado estável para 55% das agências, o percentual de faturamento aumentou em até 15% para a maioria das empresas associadas ouvidas na pesquisa. Trata-se do reflexo de uma elevada perspectiva de crescimento de negócios para este ano, apesar da preocupação de como o cenário político internacional impactará o setor de comunicação corporativa no Brasil.
Os dados também mostram que, para a grande maioria das agências, o serviço de assessoria de imprensa é o mais buscado pelos clientes, atingindo um índice de 85% maior em relação aos outros, seguido por comunicação digital (50%). Dentre os serviços menos vendidos, encontram-se marketing político (36,7%) e eventos (33,3%), apontando para a necessidade crescente de explorar a comunicação institucional em diversas plataformas.
Para Fabio Santos, presidente da Abracom, a busca crescente por serviços de comunicação corporativa se deve pela necessidade das empresas em inovar e construir imagens positivas perante o público e a mídia. “O Termômetro deste ano nos mostrou o quanto estamos mantendo um bom ritmo, já que pelo quarto ano consecutivo o setor vem crescendo seu faturamento. Mas ainda há espaço para produtos e serviços pouco explorados que são ótimas oportunidades para seguirmos criando reputações fortes de maneira estratégica, gerando maior valor e propósito para os clientes”, destaca ele.
Mercado de comunicação na Bahia
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Monique Melo - ABRACOM BAHIA (Foto - Bruno Jones)
“Acredito que a Bahia siga o mesmo ritmo do crescimento nacional, pois cada vez mais as empresas estão cientes da importância estratégica de cuidar da sua imagem, construir reputação e relacionamentos genuínos para se desenvolverem num cenário em constantes mudanças e avanços tecnológicos. Além disso, é essencial ter lastro reputacional para enfrentar os momentos de crises, diz a diretora regional da Abracom e CEO da Texto & Cia, Monique Melo.
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Cristina Barude - ABRACOM BAHIA (Foto - Ajurimar Salles)
Para Cristina Barude, líder da Comissão de Divulgação da Abracom na Bahia, e diretora executiva da Lume Comunicação Integrada, a crescente chegada de empresas à Bahia, multinacionais, nacionais e até mesmo de menor porte, está gerando uma demanda natural por serviços especializados de comunicação corporativa. “Percebo que muitas preferem contratar agências locais, porque estão mais alinhadas com as tendências e a cultura da região, podendo assim oferecer planejamentos e estratégias coerentes com a Bahia. Portanto há uma tendência natural de crescimento deste setor da economia no estado, gerando renda e oportunidades para especialistas na área”, afirma.
Lucratividade e empregabilidade
O crescimento do faturamento para até 15% entre grande parte dos respondentes resulta no aumento de 5% do quadro de funcionários para a metade das agências. Espera-se que, com a redução dos custos e novos investimentos, esse percentual de contratação aumente. Em contraste com esse cenário, 46,7% das empresas sofreram uma queda no lucro maior que 10% em comparação ao ano anterior, e uma das maiores preocupações que as lideranças enfrentam está em perder contratos com clientes neste ano.
Projeções para o mercado em 2025
Devido à instabilidade do cenário político-econômico mundial, 55% das agências acreditam que haverá impacto para a área de comunicação em 2025 em relação a 2024. Os dados apontam para a incerteza que a macroeconomia política traz, com juros e dólar altos, o aumento da inflação e a reforma tributária, que influencia no poder de decisão dos clientes. Apesar do momento de incertezas financeiras, o setor permanece positivo, levando em conta que novos clientes buscam investir mais em serviços de comunicação personalizados de acordo com as necessidades e oportunidades futuras, como a COP 30.
Sobre a Abracom
A Abracom é a entidade que representa o setor de agências de comunicação corporativa no Brasil. Em 2022, completou 20 anos de existência. O objetivo da associação é promover a cultura da comunicação corporativa e institucional, contribuindo para a expansão e fortalecimento deste mercado. A indústria de comunicação no Brasil faturou R$ 5,1 bilhões em 2023, segundo o anuário da Mega Brasil Comunicação. Atualmente, ultrapassa a marca de 20 mil profissionais, com as mais diversas formações, atuando em equipes multidisciplinares. A Abracom conta com uma rede de aproximadamente 200 agências associadas em todas as regiões do Brasil. A entidade possui cinco diretorias estaduais (BA, MG, PE, RJ, SC e RS) e sede em São Paulo. Para mais informações sobre a ABRACOM acesse nosso site: https://abracom.org.br/.

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