top of page

USF e UBS realizam atendimento por demanda espontânea de pacientes com sintomas de gripe ou dengue



Com o crescente aumento no número de pessoas sintomáticas para doenças como gripe ou dengue, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que todas as 42 unidades, tanto de Saúde da Família quanto as Básica de Saúde (USF e UBS), realizam atendimento por demanda espontânea (sem precisar agendar).

 

De acordo com a pasta, a medida se faz necessária em decorrência das unidades de Pronto Atendimento (UPA e PA), ultimamente, estarem lotadas de pacientes com pequenas urgências e/ou emergências, para as referidas doenças, que podem ser atendidos nas USF e UBS.

 

Conforme explica o secretário da Saúde, Elias Natan, antes de se dirigir a uma UPA ou a um PA os pacientes devem, primeiro, passar por atendimento na unidade de saúde do seu bairro. “Pois, mais de 90% deles terão seu caso resolvido lá. Quando o profissional médico entender, após triagem, que o diagnóstico tem perfil de atendimento na UPA ou no PA ele mesmo fará o encaminhamento”, explicou.

 

O titular da pasta orienta ainda que, “se um paciente for até uma USF e UBS, com sintomas gripais ou de dengue, e não for atendido por demanda aberta, conforme determinação, sob a alegação de que é necessário agendamento ou de que o atendimento não ocorre na unidade, o mesmo deve ligar imediatamente para a Ouvidoria SUS [número 153] e fazer uma reclamação do ocorrido”.

 

De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a dengue e a gripe têm sintomas muito parecidos como febre, dor de cabeça e mal-estar, o que torna difícil diferenciar as duas doenças. Por isso, é preciso prestar atenção às características que podem ajudar na identificação de cada uma delas, como a presença de sintomas respiratórios que são comuns no caso de gripe.

 

Tanto a dengue quanto a gripe são causadas por vírus, mas têm formas de transmissão diferentes. A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Normalmente, a primeira manifestação da doença é a febre alta, de início abrupto, que costuma durar de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

 

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

 

Confira abaixo as características detalhadas dos sintomas da dengue e da gripe:

 

Dengue: febre alta; dores no corpo e nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça; mal-estar; e manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa; e irritabilidade.

 

Gripe: febre; coriza; dores de garganta, no corpo, de cabeça, e nas articulações; tosse; diarreia; vômito; fadiga; prostração; rouquidão; além de olhos avermelhados e lacrimejantes.

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page