Se aproxima o natal, as casas, as lojas as ruas, ficam mais coloridas ficam parecendo mais alegres e felizes, as mensagens de confraternização são lançadas ao ar, fala-se mais em amor.
A proximidade da data que se comemora o nascimento de JESUS CRISTO, nos traz uma mensagem de paz, de harmonia e solidariedade, presenciamos um ambiente menos carregado, as pessoas parecem ter desarmado os seus espíritos, a busca por presentes aumenta o fluxo de pessoas nos centros comerciais, que por sua vez contratam mais funcionários o que reduz o número de desempregados, que vibram com essas vagas provisórias.
O mundo fica um pouco diferente, por alguns dias parece para alguns que tudo vai bem, esquecemos dos inúmeros problemas enfrentados no dia a dia, as guerras que ceifam vidas de inocentes, os desmandos dos governantes irresponsáveis que levam o país, os estados e os municípios a situações calamitosas, a falta de cuidado com as populações fica um pouco esquecida, cria-se uma falsa sensação de tranquilidade.
Esse estado de coisas ainda se estende por mais uma semana por conta da virada do ano, deposita-se a esperança de dias melhores no ano que se aproxima, simpatias são colocadas em práticas, planos são elaborados, promessas são feitas e mantém-se acesa a expectativa de mudanças alvissareiras.
Ao começar o ano, desfaz-se a magia do NATAL e do RÉVEILLON, acorda-se diante da realidade da vida de cada um, os problemas são os mesmos, a sensação de paz, de tranquilidade dá lugar a violência urbana que hoje nos assusta, os homens cada dia mais violentos com os outros homens, a falta de respeito de compaixão e solidariedade é uma realidade presente em todos os cantos, como dizia, Thomás Hobbes “o homem é lobo do próprio homem “.
Para fugir dessa realidade precisamos que cada um de nós, na medida do possível dentro dos ambientes dos quais fazemos parte, nos lares, no trabalho, clubes e demais espaços que estivermos presentes, procure manter aceso dentro de nós esse espírito natalino.
Pode parecer difícil, mas não é impossível, vamos tentar?
Até breve e um forte abraço
José Cupertino Filho
Colabore com o Natal Solidário da Associação Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Parabéns querido amigo pela mensagem, Feliz Natal e forte abraço para você e sua família.
Carpe diem...
Anselmo Ramos