Solidariedade, união e transformação social a partir da infância
- Nilson Carvalho

- 25 de ago.
- 2 min de leitura

Para Daniel Sampaio, superintendente da OR na Bahia, o investimento social não deve ser apenas filantrópico, mas estruturante e duradouro, sendo preciso contribuir com soluções reais para fortalecer os territórios onde a empresa atua: “Esta iniciativa reflete um movimento crescente do setor da construção civil, que vem buscando também o protagonismo na promoção do desenvolvimento humano e na redução das desigualdades sociais”.
“Com uma diretriz que visa selecionar, a cada empreendimento, um investimento social privado para atuação, a empresa busca gerar impacto real permanente na vida das pessoas, por meio da transferência de conhecimento, tecnologia e geração de renda duradouras”, afirma o executivo. Entre os exemplos bem-sucedidos, ele destaca iniciativas consolidadas como o Projeto Mosaico, a Casa Tupinambá, o programa de mentoria +Elas, e agora mais recentemente, o apoio ao Instituto Viva Infância.
Um olhar sensível para a infância
Guiado por princípios éticos e um olhar interdisciplinar, o Instituto Viva Infância atende crianças de 0 a 10 anos com ações orientadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Marco Legal da Primeira Infância. O trabalho da instituição leva em consideração as diversas formas de vulnerabilidade, como o racismo, o capacitismo e a pobreza, promovendo uma escuta sensível e humanizada.
A criação da logomarca e a promoção de diversas campanhas realizadas pela Engenhonovo como “Quando olha uma criança que lhe parece diferente, o que você vê: a criança ou a diferença?”, seguindo o lema da casa (“Se seu olhar muda, tudo muda!"), tiveram grande visibilidade em Salvador e reforçaram a missão do Instituto em construir uma cultura da infância sem estigmas e de combate à discriminação com crianças portadoras de alguma dificuldade.
Instituto Viva Infância
A organização social sem fins lucrativos atua no cuidado psicossocial no atendimento interdisciplinar a crianças e suas famílias, e na formação de profissionais da rede de atenção à infância. Durante seus 19 anos de atuação, o Instituto Viva Infância já assistiu centenas de crianças e respectivas famílias vulneráveis.
A instituição também promove campanhas de mobilização social e participa ativamente da discussão e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao seu público. A entidade participa da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), em conjunto com mais de 250 organizações de todo o Brasil que lutam pela inclusão de ações efetivas de impacto social na defesa dos direitos da criança. A entidade também firmou uma recente parceria com a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), através da campanha “Adote uma criança”, que conecta pediatras voluntários às famílias atendidas, reafirmando que saúde mental e saúde física são inseparáveis, e também com as Faculdades Santa Casa.
Para colaborar e conhecer o trabalho do Instituto, acesse @institutovivainfancia (Instagram) e o whatsapp (71) 98914-0248.







Comentários