top of page

Sesau realiza Reunião Ampliada para a 4ª CNGTES



Nesta quarta-feira (19/6), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), realizou a Reunião Ampliada – etapa municipal preparatória – para a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES). Na ocasião, conselheiros de saúde, bem como profissionais de saúde, entre outros, debateram o tema central: “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. A iniciativa, que aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), ocorreu através do Conselho Municipal de Saúde (CMS), por intermédio da Coordenação de Gestão de Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (Cogeths).

 

Além da discussão acerca do tema central, três eixos fizeram parte de debates em grupos de trabalho, são eles: Eixo 1 - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; Eixo 2 - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e Eixo 3 - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

 

As discussões em grupo dos eixos levaram os participantes a formular propostas para serem encaminhadas às etapas seguintes, que são: a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Bahia, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-BA) e realizada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que acontecerá no período de 6 a 8 de agosto, em Salvador; e a 4ª CNGTES, que acontecerá em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro. Além disso, quatro delegados (representantes) foram eleitos para representarem o município nas etapas estadual e nacional.

 

A subsecretária da Saúde, Tamy Fonseca, destacou a importância da reunião ampliada para a construção de políticas municipais que garantam condições de trabalho para os servidores que constroem o Sistema Único de Saúde (SUS). "Para o SUS funcionar em sua plenitude, atendendo a população com dignidade, é necessário termos servidores empoderados nas funções, com condições de trabalho e qualificação profissional. E essa etapa municipal da conferência nacional é muito importante neste caminho".

 

A coordenadora do Cogeths, Hosana Alves, parabenizou a condução da etapa municipal. "Saímos daqui com propostas sólidas que, com certeza, agregarão muito nas etapas estadual e nacional. Todas as propostas debatidas aqui hoje servirão também como base para avançarmos ainda mais na nossa gestão de trabalho na Sesau".

 

Yonara Barreto, presidente do CMS, ressaltou que, "Camaçari sempre marca presença em todos os debates envolvendo o fortalecimento do SUS e o acesso da população ao sistema. Isso só fortalece o trabalho, e garante que estamos caminhando sempre em busca de melhorias para que a população tenha um SUS com serviços e atendimento de qualidade".

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page