Com o intuito de fortalecer a linha de cuidado às crianças e famílias atípicas, na condição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou uma capacitação destinada a médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF), vinculadas à Atenção Básica, nesta quinta-feira (14/3).
Ao todo, serão duas turmas, compostas por 40 servidores cada. Ao final, esses profissionais estarão aptos na identificação, na realização dos primeiros atendimentos, e nos estímulos no território, entendendo como se dá o encaminhamento para a atenção especializada.
Durante a abertura do curso, o secretário da Saúde, Elias Natan, destacou que a inclusão deve ser a mola propulsora do serviço de saúde. “Essa capacitação é vital para que nossos servidores estejam aptos para atender de forma inclusiva as pessoas na condição de TEA, e darem apoio às famílias também. A formação surge em resposta a uma das pautas apresentadas pelas mães de crianças autistas do município. E nos próximos dias teremos mais novidades para anunciar no serviço e atendimento às pessoas com essa mesma condição”, afirmou.
A coordenadora de Saúde Mental da Sesau, Márcia Cosme, afirmou que, "esse curso é voltado exatamente para os profissionais que estão na ponta, no contato direto com os pacientes e seus familiares. Ninguém melhor do que eles para participar da capacitação e, depois, multiplicar esse conteúdo nas unidades de saúde em que atuam”.
Foto: Arquivo
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari
Comments