Como parte do Projeto Homens Reflexivos, promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), moradores de Vila de Abrantes participaram da palestra sobre “Lei Maria da Penha e Violência Doméstica”. A ação, que atua como um trabalho de prevenção e de conscientização, tem o objetivo de informar e tornar o público masculino defensores e multiplicadores da informação, além de servir como ponte entre a pasta e possíveis vítimas de violência doméstica.
A iniciativa aconteceu nesta quarta-feira (20/03), no Centro Educacional Marquês de Abrantes, localizado em Vila de Abrantes. Na oportunidade, a gestora da pasta, Fafá de Senhorinho, falou que a ação atraiu para o local homens que trabalham nas mais diversas áreas, além de frequentar espaços diversificados. E que isso foi um ponto positivo, no que diz respeito à multiplicação da informação. “Tenho certeza que após assistirem a palestra e se depararem com alguma situação de violência doméstica, eles vão saber falar dos nossos serviços e equipamentos nos ambientes que frequentam, além de saber orientar as vítimas a procurar ajuda nos locais certos”, declarou.
A palestra foi conduzida pelo advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), Marcus Rodrigues, que, na ocasião, contou que o trabalho de prevenção, através do diálogo com homens, tem um papel fundamental na mudança de atitudes, alcançando resultados importantes no combate à violência. “Precisamos da participação do público masculino, no que tange ao trabalho de prevenção. É preciso ouvir o que eles pensam sobre a temática, e até que ponto conhecem sobre os tipos de violência e leis”, disse.
Atento à palestra, o aposentado Francisco Otoni, 71 anos, falou da importância da abordagem da temática, e parabenizou a iniciativa. “Muitos casos de violência contra a mulher acontecem porque algumas pessoas desconhecem sobre o assunto. Violência é crime, seja ela qual for o tipo e aqui tivemos a oportunidade de refletir, e de saber como agir diante de uma situação de violência doméstica, isso é muito importante, fortaleceu bastante”.
O eletricista Alex Almeida de Souza, 30 anos, falou sobre a conscientização que todos devem ter, e sobre os homens abraçarem a causa para que os índices de violência diminuam. “Essa palestra mostrou o quanto precisamos estar esclarecidos sobre a temática e abraçar a causa, pois o número de casos de violência doméstica tem crescido muito, e é o nosso dever conscientizar e ajudar para que esse índice diminua”, disse.
Foto Arquivo
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari
Comments