top of page

Seduc promove formação sobre educação inclusiva para profissionais da rede




Nesta segunda-feira (18/3), a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), promoveu um encontro formativo com o tema “A Escola como Lugar de Destino e Partidas para uma Educação Inclusiva”, direcionado a gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Pública Municipal de Ensino. A formação, que foi realizada através da Coordenadoria de Inclusão Educacional da pasta, aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov), e contou com momentos de escuta e análise de dados locais e nacionais relacionados a políticas públicas de inclusão na educação.

 

A titular da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância da participação da dupla gestora, bem como dos demais servidores da educação nas discussões acerca do aperfeiçoamento constante da oferta da educação inclusiva. “Essa é uma política integrada e é importante realizarmos, juntos, a otimização do nosso plano de ação, sempre buscando garantir a todos os estudantes o direito de aprender na escola”.

 

A formação faz parte do conjunto de ações integradas realizadas com o intuito de promover a qualificação contínua do atendimento aos estudantes com deficiência. Também integram esse movimento, reuniões com famílias atípicas; ampliação no número de cuidadores educacionais na rede; qualificação e gratificação para professores que atendem estudantes com deficiência; concurso público que torna o cuidador um servidor de carreira; inclusão de psicólogos e assistentes sociais no quadro de servidores da educação do município; entre outras iniciativas.

 

A coordenadora de Inclusão Educacional da Seduc, professora Fátima Cardoso, apresentou dados nacionais sobre a oferta inclusiva, correlacionando com a realidade de Camaçari e frisando a importância de reconhecer os avanços e conceber novas iniciativas inclusivas. “Preciso frisar que estamos avançando com a parceria das famílias dos estudantes e os profissionais da educação. A inteligência da rede está mobilizada pela qualificação desse atendimento”, observou.

 

Os gestores e coordenadores presentes aprovaram a iniciativa, reconhecendo a relevância de encontros com essa proposta, como confirma Nádia dos Anjos, gestora da Escola Especial de Camaçari – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAIC), localizada no bairro Nova Aliança (Phoc I). “O que precisamos nesse momento é buscar, coletivamente, soluções para os desafios que se apresentam, para fortalecer nossa rede cada vez mais. Essas reflexões e informações compartilhadas nos orientam para o dia a dia na escola. Estamos juntos no mesmo propósito”, comentou.

 

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor José Alan Ribeiro Paz, situada na Gleba C, Francisca Puridade, acrescentou dizendo que, durante a formação, os profissionais tiveram acesso a informações relevantes. “Pudemos ser ouvidos e tirar dúvidas. São orientações necessárias e anúncios importantes que nos farão dar novos passos na direção de um atendimento assertivo e um acolhimento adequado. Também foi uma oportunidade de nos atualizarmos sobre o que a legislação diz e de falar abertamente sobre as demandas atuais. Seguiremos dialogando e avançando”, pontuou. 

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari





4 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page