top of page

Sedes promove cursos por meio do Qualifica Camaçari para idosos do Conviver



A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), iniciou mais uma etapa dos cursos do Projeto Qualifica Camaçari. Desta vez, a iniciativa está contemplando os assistidos do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver). As capacitações ofertadas são de confecção de bolsas de tecido, e de costura de máquina reta.

 

A gestora da Sedes, Reni Oliveira, visitou a turma do curso de confecção de bolsas de tecido nesta sexta-feira (5/4). “Vim acompanhar como está o andamento da capacitação e fiquei extremamente feliz em ver o empenho, a dedicação e a empolgação da turma. Esse retorno reforça que a gestão municipal segue empenhada em oferecer serviços, melhorias e inclusão para toda a população”, falou.

 

A professora Carmem Oliveira, avaliou positivamente a turma. “A experiência está sendo maravilhosa e o resultado surpreendente, porque temos alunos com mais de 70 anos, às vezes, com mobilidade comprometida, que não faltam às aulas, independente de qualquer situação. A costura também funciona como terapia e tem sido muito gratificante essa troca”, pontuou.

 

Manoel dos Santos, 74 anos, é o único homem da turma. O morador do bairro Bela Vista (Inoccop), contou que, inicialmente, foi participar do curso para incentivar a esposa. “Eu nunca imaginei estar atrás de uma máquina de costura, mas estou gostando muito, pois é um bom curso, e proporciona novos aprendizados. É algo diferente e estamos aproveitando o tempo juntos”, pontuou.

 

Moradora do bairro Piaçaveira, Jardeni Araújo, 75 anos, contou que demonstrou interesse imediato quando soube da realização do curso. “Não sabia costurar com máquina, só sabia bordar a mão. Quando soube do curso disse logo à coordenadora que queria participar. Estou adorando, pois me distrai, aprendo coisa nova, e a professora é o máximo! Está sendo muito bom”, disse empolgada.

 

Aos 77 anos, Bernadete Nascimento, que reside no Parque das Mangabas, revelou que sempre teve vontade de aprender a costurar. “Uma vez tentei fazer um curso pago, mas as condições financeiras não me permitiram continuar, e agora estou aqui muito feliz, não só por mim, mas por todos nós idosos, que estamos tendo essa oportunidade. Sou muito grata de verdade, ao prefeito, à secretária, e também à nossa coordenadora”, enfatizou.

 

Fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai),  o Qualifica Camaçari tem a finalidade de proporcionar capacitação e atualização para o mercado de trabalho, além de fomentar a independência financeira das pessoas frequentadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e beneficiárias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 

As aulas de confecção de bolsas de tecido acontecem pela manhã; e de costura de máquina reta, à tarde, ambas na sede do Conviver, situada na Rua da Ambrósia, 252, no bairro Bela Vista (Inoccop). Para cada modalidade foram disponibilizadas 20 vagas.

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page