top of page

Reflora Camaçari entrega revitalização de área no Anel Florestal



Mais uma revitalização realizada através do Programa Reflora Camaçari foi entregue nesta sexta-feira (22/3). Desta vez, a ação contemplou uma área no chamado Anel Florestal, na região do bairro Parque das Palmeiras, situado na sede. O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção Ambiental (CPA) da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), em parceria com grupos de ciclistas que frequentam o espaço e atuam em defesa do local. A partir de agora, o percurso usado pelos esportistas, que tem extensão de 6,3 quilômetros (km), passa a se chamar Trilha Ecológica Ciclística Bike Like.

 

Promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Sedur, a iniciativa visa o desenvolvimento do ecoturismo regional para o município. Na ocasião, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, expressou a alegria em entregar mais um equipamento à população. “Lembro-me do dia em que estava em uma ação da Sedur, oportunidade que encontrei Osli Santos [presidente do Grupo Pedal Like], que me fez esse pedido, o qual me sinto lisonjeada em executar. É uma ação tida como simples, mas eu digo que talvez ela tenha um valor muito maior do que uma obra estruturante, dentro de uma cidade que tem o Polo Industrial, e que cada vez mais a gente precisa preservar os espaços verdes”, disse.

 

Durante o ato simbólico de entrega, alguns esportistas, que frequentam o local, destacaram a importância da realização do serviço. Como foi o caso do ciclista Osli Santos, morador do Parque das Palmeiras, que comemorou a ação. “Estou muito feliz com essa revitalização, aqui é uma área que faz parte do anel verde do município, que fica em volta do Polo de Camaçari, que não serve só para o ciclismo, mas também para quem quiser fazer um piquenique, para as famílias, e muitas outras finalidades. Estamos felizes, e com a certeza que é só o início”, celebrou.

 

Lázaro Cardoso, morador do bairro Dois de Julho, presidente do Grupo Amigos da Bike e integrante do Ciclovia em Ação, agradeceu a conquista. “Queria primeiramente agradecer a Deus por esse serviço, além da prefeitura e da Sedur, que conseguiu transformar esse espaço beneficiando a população e, sobretudo, todos os ciclistas de Camaçari e região, para que possam desfrutar desta trilha”, finalizou.

 

Presente no ato, o secretário do Esporte Lazer e Juventude (Sejuv), Jorge Curvelo, parabenizou os envolvidos. “Queria parabenizar aos ciclistas pela iniciativa, e agradecer a Sedur pela execução do projeto. Os locais de revitalização do Reflora [Camaçari] têm funcionado como uma academia ao ar livre, o que tem incentivado a prática de esporte, alinhada à conservação do meio ambiente, e a população têm aprovado”, destacou.

 

Através da iniciativa, o espaço ganhou uma área de lazer, a instalação de um mirante, pórticos, bicicletário, placas de sinalização, totens e banners, todos os equipamentos e mobiliários confeccionados em eucalipto tratado de reflorestamento, além de um circuito infantil de mountain bike cross country (XCO).

 

O projeto Reflora Camaçari é uma iniciativa da Sedur, que conta com a participação das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), da Educação (Seduc), além da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page