top of page

Programação em celebração ao Abril da Dança reúne diversas atividades



Em celebração ao Abril da Dança, mês dedicado à manifestação artística em alusão ao Dia Municipal e Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), apresenta uma programação especial reunindo, de forma gratuita, atividades, como oficinas, rodas de conversa, mostras artísticas e aulões em diferentes espaços culturais do município.

 

Abrindo as ações, nesta sexta-feira (26/4), às 10h, no cineteatro da Pracinhas da Cultura, acontece a oficina de dança contemporânea, ministrada por Laiane Carmo, que, em seguida, às 11h30, comandará uma roda de conversa sobre a temática. Dançarina contemporânea de Salvador, Laiane Carmo destaca-se pela versatilidade e autenticidade na arte do movimento, com uma trajetória que inclui colaborações em projetos de destaque, como o musical "As Deusas de Jorge", no Balé Jovem de Salvador e no Balé do Teatro Castro Alves (BTCA). Além da atuação nos palcos, ela é professora de dança contemporânea, incorporando nas aulas elementos do floorwork, da capoeira e do Break-Dance.

 

Às 15h, será realizada oficina de jazz, seguida de roda de conversa, às 16h30, ministradas pelo diretor, ator, bailarino e coreógrafo Alexsandro Palmeira. Formado pelo curso Técnico Profissional em Dança, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), ele é graduando em Licenciatura em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e possui experiência em danças contemporânea, afro, moderna, jazz e afro contemporâneo.

 

Ambas as oficinas têm limite de público de 30 pessoas cada, devendo os interessados chegar com antecedência de 30 minutos. Nas atividades, os participantes poderão aprimorar habilidades e expandir conhecimentos, seguido do bate-papo que propõe ser um espaço para discussões enriquecedoras sobre questões relevantes no campo da dança, estimulando o pensamento crítico, reflexões e possibilitando ao público mergulhar em processos criativos com novas abordagens.

 

Já às 19h, acontece no local a mostra "Solos da Cidade", levando bailarinos do município à cena. A iniciativa busca destacar a importância da vivência artística, do processo criativo e, com isso, promover o desenvolvimento cultural através do corpo e do movimento, possibilitando novos olhares e entendimentos. A ideia é potencializar o acesso à arte e contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências artísticas dos artistas em cena.

 

No sábado (27), na Pracinhas da Cultura, será realizado, às 16h, o aulão de zumba "Quanto mais você dança , mais você brilha", com a professora Leidiane Bispo, além de artistas convidados, como Ângela Cheirosa, Bárbara Lima, Leny Dantas, Sérgio Souza, Júnior Só Cintura, Daniel Andrade e Marineide Santos.

 

Já na segunda (29), as atividades acontecem no Teatro Alberto Martins (TAM). No espaço, às 9h e às 14h, será encenado o espetáculo "Dance Com o Corpo", comandado pela professora Ana Paula Souza e elenco formado por alunos do curso de dança contemporânea desenvolvido no equipamento. A apresentação levará ao palco a busca constante da identidade singular que, através da dança, fortalece a inspiração por meio do processo criativo do elenco em diversas possibilidades cênicas.

 

Encerrando a agenda de atividades, às 17h será realizado o evento Salão de Zumba Tropical, que mesclará os dois ritmos, sendo liderado pela professora Leidiane Bispo, e pelo dançarino, coreógrafo e professor de dança de salão, Daniel Andrade.

 

A Pracinhas da Cultura está localizada na Avenida Luiz Gonzaga, s/n, Praça da Democracia, no bairro Tancredo Neves (Phoc III); enquanto o TAM fica situado na Rua Eixo Urbano Central, s/n, Centro.

 

A programação do Abril da Dança é promovida por meio do subprograma Camaçari Tem Cena da Secult.

Foto de Divulgação

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

 



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page