top of page

Prefeito Elinaldo participa da abertura da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios




Comprometido com as pautas municipalistas, o prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado de uma comitiva de Camaçari, participa, nesta terça-feira (21/5), da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. 

 

Para o chefe do Executivo Municipal, que participa pela terceira vez da marcha, esse é o maior evento do país para os gestores municipais. “Aqui trocamos ideias, e discutimos o futuro das cidades, além de chamar a atenção da União para as solicitações, demandas municipais, e nossas lutas, a fim de fortalecer cada vez mais a nossa cidade”, explicou Elinaldo. 

 

Idealizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o movimento, que é considerado e reconhecido como o maior evento municipalista do mundo, deve reunir 11 mil autoridades brasileiras. A temática escolhida para este ano é o “Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida”, colocando em pauta o acolhimento e atendimento às comunidades que necessitam e requer uma atenção maior do poder público na prestação dos serviços. 

 

Durante a Sessão Solene de Abertura, um dos assuntos de destaque são os fortes temporais que castigam, desde o fim de abril, o estado do Rio Grande do Sul, atingido por uma das piores tragédias climáticas de sua história, que está causando inundações massivas, afetando mais de 2 milhões de pessoas, resultando em mortes, além de desaparecidos e desabrigados. 

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, que faz parte da comitiva do município, o evento é fundamental para a consolidação de representatividade para as cidades. “São nas cidades que as demandas e o poder público estão mais próximos das pessoas. Os prefeitos e vereadores são as primeiras ‘portas’ que a população bate. Por isso, é preciso que estejamos cada dia mais fortes e fortalecidos. Hoje, vejo esse evento com uma atenção ainda mais especial, pensando no futuro”, ressaltou o chefe da Casa Legislativa. 

 

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destacou acerca das construções e resultados que as marchas têm obtido no decorrer dos anos. “Aqui estão os municípios do Brasil representados pelos seus dirigentes. Esse evento representa muitas evoluções e transformações para as cidades. Precisamos ser ouvidos e ter articulação. E por isso estamos aqui”, dividiu.

 

Na oportunidade, aconteceu também o painel Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida; Desoneração: PEC da sustentabilidade fiscal (Emenda de Plenário à PEC 66/2023); Movimento Mulheres Municipalistas; O Impacto dos Custos dos Programas Federais para os Municípios - Observa Políticas Públicas; Governo Federal e reuniões de bancadas estaduais. O evento vai até quinta (23). Até lá, serão mais de 62 horas de conteúdo distribuídas entre a programação principal e as arenas.

 

O evento contou, ainda, com a participação dos presidentes da República, da Câmara dos Deputados, e do Senado Federal, Luiz Inácio Lula da Silva; Arthur Lira; e Rodrigo Pacheco; além do vice-presidente, Geraldo Alckmin; e de ministros de estado. Representantes das associações estaduais dos municípios e autoridades nacionais, também participaram.

 

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari





14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page