top of page

População de Camaçari cresceu cerca de 164% em 30 anos segundo IBGE



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os principais resultados no panorama do Censo Demográfico 2022 – Agregados por Setores Censitários preliminares: População e Domicílios, no intuito de apresentar dados básicos sobre os totais de população residente e de domicílios em cada município.

 

Camaçari, de acordo com o resultado final divulgado em 31 de agosto de 2023, registrou um total de 300.372 habitantes, 793 a mais em comparação à última divulgação em junho de 2022. Tornando-se a 2ª maior população da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a 4ª maior do estado.

 

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Coordenadoria de Planejamento e Projetos (CPP), com os novos dados e arquivos cartográficos disponibilizados pelo IBGE, foi possível chegar ao quantitativo de população em cada um dos três distritos, que compõem o município, que são a sede, Abrantes e Monte Gordo, e, além disso, calcular a população urbana e rural.

 

Os dados apontam que em 2022, a sede possuía algo em torno de 186 mil habitantes; Abrantes, cerca de 80 mil; e Monte Gordo, aproximadamente 35 mil. Em termos percentuais, os distritos representam, respectivamente, 62%; 26,5%; e 11,5% da população.

 

Entre várias questões, o coordenador da CPP, o urbanista Fábio Moura, chama a atenção para o fato de que “os distritos de Abrantes e Monte Gordo, que juntos povoam todos os 42 quilômetros da costa, já alcançam a marca de 115 mil habitantes, ou 38% da população municipal. No Censo de 2010, a população dos dois distritos somavam bem menos, cerca de 78 mil habitantes, e equivalia a 32% do total”, destacou.

 

O coordenador lembra ainda, que o intenso crescimento populacional de Camaçari ao longo das últimas décadas tem se destacado em nível nacional e regional. “Nos últimos 30 anos, tendo o Censo de 1991 como ponto de partida, a população municipal cresceu cerca de 164%, passando de 113.639 para os atuais 300.372 habitantes. É como se o município ‘ganhasse’ 6.224 moradores a cada ano, que necessitam de equipamentos de saúde e educação, de moradias, de lazer, de abastecimento de água, que produzem esgoto e lixo etc.”, sinalizou.

 

Em relação à população classificada pelo IBGE como urbana e como rural, em 2022, a tabulação dos dados disponibilizados mostra que o município possuía cerca de 290 mil habitantes em áreas urbanas, e cerca de 10 mil habitantes em áreas rurais. O que representa 96,7% de urbana, contra 3,3% de população rural.

 

Diferentemente da intensa dinâmica populacional nos distritos, Fábio Moura esclarece que a correlação percentual entre população urbana e rural não teve uma variação significativa nos últimos 30 anos. “Ou seja, o rural em Camaçari existe e vem se mantendo, apesar do forte crescimento populacional vivenciado pelas áreas urbanas da sede, de Abrantes e de Monte Gordo. Porém, se analisarmos em uma perspectiva ainda mais longa, nos últimos 50 anos, Censo de 1970, veremos que a população considerada pelo IBGE como rural, representava cerca de 39% da população municipal, contra atuais 3,3%”, finalizou.

 

Os principais resultados no panorama do Censo Demográfico 2022 – Agregados por Setores Censitários preliminares: População e Domicílios foram divulgados pelo instituto na quinta-feira (21/3), e podem ser consultados no Portal do IBGE, clicando no banner disponível na página, ou indo direto ao Panorama do Censo.


Link:

 

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page