top of page

Pai de líder de facção e contato do BDM: ex-vereador é peça chave no tráfico de Juazeiro

Foto do escritor: Nilson CarvalhoNilson Carvalho

Amadeus dos Santos Silva se entregou à polícia após estar foragido desde 2023

Se alguém quiser entender o tráfico de drogas e os homicídios gerados pela prática criminosa em Juazeiro, no norte da Bahia, precisa passar pelo nome de Amadeus dos Santos Silva, ex-vereador condenado por integrar organização criminosa que se entregou à polícia nessa quarta-feira (19). As investigações contra o político, segundo fontes policiais consultadas pela reportagem, revelaram que Amadeus é pai de um líder de facção da região e tem contato com integrantes do Bonde do Maluco (BDM).

O filho dele, Manoel Luiz dos Santos Neto, está preso no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Serrinha, o presídio de segurança máxima. Manoel é fundador e liderança da facção conhecida como Honda, que atua em Juazeiro, Petrolina, Senhor do Bonfim e outras cidades do Vale do São Franscisco. Antes de fundar a facção, Manoel da Honda, como é conhecido, era integrante do BDM, grupo do qual virou inimigo em toda a região.

“Manoel era o alvo da Operação Astreia, de 2023, e foi preso em uma mansão à beira-mar no estado de Sergipe. Tanto ele como Amadeus começaram no tráfico com ligação ao BDM, mas Manoel decidiu seguir carreira solo. Com essa dissidência, a Honda, que foi batizada por ele, entrou em rota de colisão com o BDM, o que fez um verdadeiro derramamento de sangue nas ruas de Juazeiro. Na época, a cidade figurou entre as mais violentas de todo o Brasil”, conta fonte policial que pede que seu nome e cargo sejam preservados.

 

O Anuário da Segurança Pública atesta a onda de violência provocada pelo conflito indicado pelo policial. Isso porque, em 2022 e 2023, Juazeiro ficou entre as dez cidades mais violentas de todos o Brasil. Em 2022, a cidade ocupou o décimo lugar do ranking, com uma taxa de 68,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Já em 2024, o município deu passos à frente na escalada de violência, ocupando a sétima posição do ranking com uma taxa de 74,4 homicídios a cada 100 mil habitantes.

 

Reportagem completa no link abaixo:

 

Foto do(a) author(a) Wendel de Novais

Por: Wendel de Novais

 

 

 

Compartilhe com seus amigos;

Doe R$ 1,00 Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83

 
 
 

Comments


bottom of page