top of page

Ouvidoria-Geral celebra Dia Nacional do Ouvidor com resultados positivos




 No calendário de datas comemorativas, 16 de março foi instituído como o “Dia Nacional do Ouvidor”, profissional que, nas instituições, é o responsável por manter um canal direto de comunicação, além de intermediar as relações entre o público externo e interno de órgãos e entidades, representando os cidadãos e apresentando as demandas. Em Camaçari, a Ouvidoria-Geral do Município celebra a ocasião comemorando os altos índices de resolubilidade conquistados a cada mês, além da avaliação positiva dos usuários dos serviços.

 

À frente do órgão municipal desde 2020, José Paulo Bezerra, popularmente conhecido como Zé do Pão, falou sobre como se sente desempenhando a função de ouvidor-geral. “Estarmos aqui trabalhando para melhorar cada dia mais a vida do nosso povo, o que é muito importante para nós. Eu me sinto muito feliz, pois temos buscado entendimento e conseguido resolver grande parte das demandas apresentadas”, declarou.

 

Novos levantamentos estatísticos, realizados recentemente pela pasta, indicam onde residem os moradores com maior número de demandas registradas, bem como as respectivas secretarias. “Esse trabalho é importante, porque dá maior e melhor visibilidade à administração pública para atuar de forma mais efetiva nas áreas que demandam maior atenção. Mês a mês, centenas de cidadãos vêm até nós, pois reconhecem nossa dedicação em atender e corresponder da melhor forma suas expectativas”, pontuou o ouvidor.

 

Outro aspecto importante que vale destacar, e é celebrado entre todos os servidores do órgão, diz respeito à adoção do sistema de cadastro e protocolo das manifestações, que proporciona um maior controle e transparência das informações, resultando em índices mais efetivos de resolução dos requerimentos. “Quando as solicitações dos munícipes chegam até nós, buscamos entender as demandas, e as apresentamos aos setores e órgãos responsáveis por solucioná-las. Temos alcançado números expressivos, e a população reconhece nossos esforços”.

 

Com relação ao aprimoramento tecnológico, implementado na Ouvidoria-Geral do Município, Zé do Pão explicou que as medidas adotadas possibilitam o aperfeiçoamento dos relatórios de gestão. “A partir daí, conseguimos integrar as informações, o que permite a medição dos dados em indicadores, facilitando nossas análises referentes ao índice de efetividade das secretarias municipais e os tipos de manifestações mais recorrentes entre as pastas”, comentou.

 

Por fim, o ouvidor-geral lembrou ainda que entre os anos de 2022 e 2023, por exemplo, o órgão atingiu mais de 90% de manifestações solucionadas. “Comemoramos o Dia Nacional do Ouvidor com muita honra, pois graças a confiança do nosso prefeito Elinaldo, do empenho e dedicação de nossa equipe maravilhosa e, sobretudo, do reconhecimento da população, temos nos empenhado para alcançar números ainda mais elevados para o bem de todos”, concluiu.

 

Fruto da Lei Federal n.° 12.632 de 14 de maio de 2012, que instituiu oficialmente a data, o Dia Nacional do Ouvidor é comemorado em 16 de março, quando foi criada, no ano de 1995, em João Pessoa (Paraíba), a Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman (ABO), reforçando a importância destes profissionais.

 

A sede da Ouvidoria-Geral do Município fica na Casa do Trabalho, situada à Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), s/n, Centro. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h (sem pausa para almoço).

 

Para entrar em contato por meio de outros canais, há o número de chamadas gratuitas 0800 284 7324, além dos números telefônicos (71) 3622-7305, 7324, 7375 ou 7376. Em caso de comunicação escrita, deve-se utilizar o endereço de e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br ou o aplicativo de mensagem WhatsApp no (71) 98137-1615, por meio dos quais pode-se encaminhar arquivos de imagem e de texto. 

 

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari



35 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page