top of page

ORDENAR PARA DESENVOLVER!




 Camaçari nos seus 265 anos, desponta como um potencial destino turístico. Seus 42 km de Costa: Busca vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, transbordam beleza, Cultura e atrativos naturais, também serviços como pousadas, hotéis, restaurantes, shopping, dentre outros.

É um lugar que cresce de forma rápida, devido à promoção e incentivo a novos investidores. Chegamos num momento onde o ORDENAMENTO, se faz cada vez mais necessário.

A palavra Ordenamento no dicionário significa: “Ação ou efeito de ordenar. Colocar em ordem. ” E como palavras para substituir o Ordenamento temos: Organização, Arrumação e Estruturação.

Com o crescimento do município há um aumento no fluxo de pessoas, de veículos, construções, comércio, vendedores fixos e ambulantes na sede e principalmente na costa do município. Diante disto é necessário ordenar(organizar/arrumar/estruturar): O trânsito para trazer mais mobilidade para os moradores e visitantes; A iluminação dando mais conforto e segurança; O comércio estimulando a diversidade de serviços e orientando os espaços onde pode haver venda de mercadorias, padronizando estes espaços, dando mais tranquilidade aos comerciantes por estarem num local ordenado o que estimulará mais as suas vendas. Como por exemplo, barracas em condições de oferecer conforto e segurança alimentar aos que frequentam; A mobilidade ampliando e melhorando vias, arborizando os caminhos estimulando as pessoas a caminharem e utilizarem cada vez menos veículos ao adentrarem as localidades. O transporte urbano facilitando principalmente o acesso da população nas localidades do seu município; A limpeza além do serviço que já é feito pela gestão municipal fortalecermos com mais lixeiras nas ruas e nas praias, ter o apoio da população contribuindo com a limpeza local sem terrenos e casas abandonadas que oferecem insegurança; A segurança porque quando ordenamos as localidades aumenta a sensação de segurança e facilita a segurança local através de iluminação, vias limpas e arrumadas, sem espaços que oferecem insegurança à população.

Ordenar significa tratar bem o lugar, cuidar dos que ali decidem viver e nos tornarmos atraentes para conseguirmos como tantos destinos já consagrados, ter um belo lugar para os munícipes usufruírem e atrair cada vez mais os visitantes. Para atingirmos esse objetivo precisamos que o turismo seja visto como a mola propulsora do desenvolvimento de nossa região, com investimentos por parte da gestão municipal em projetos que promovam o desenvolvimento do Turismo local.

Tendo o município ordenado podemos aproveitar o que a natureza nos concede unido à intervenção humana. Precisamos de mais Eventos durante o ano, Espaço Cultural e Centro de convenções na Costa e fomento aos serviços que já existem, encantando assim os que nos visitam com opções de produtos, para serem agentes divulgadores de Camaçari. Todos precisam realmente entender que o impacto social do turismo é algo surpreendente, segundo dados da Embratur, o turismo representa 7% do PIB nacional; emprega formalmente 7 milhões de pessoas e impacta de forma direta e indireta mais de 500 atividades econômicas.

Camaçari tem localidades conhecidas nacional e internacionalmente por sua atração Natural como Arembepe que tem a única Aldeia Hippie habitada do mundo, com mais de 50 anos de história, onde muitas celebridades já passaram por lá e até hoje é citada em matérias, livros e revistas como um espaço alternativo e que merece ser visitado.

 Tem também o projeto Tamar, que além de abrigar e trabalhar na preservação das Tartarugas Marinhas é um espaço que promove a sustentabilidade e uma educação inclusiva.

 

Um restaurante conceituado que atrai um grande público para a região, com 40 anos de existência, O Mar Aberto.

 

Um lugar bom para fazer turismo tem que ser primeiro um lugar bom para os munícipes viverem. Quando trabalhamos o desenvolvimento do Turismo estamos melhorando o município para os moradores que estão lá todos os dias do ano.

Vamos fazer de Camaçari um dos destinos Turísticos mais visitados do Brasil.

Precisamos do apoio de todos: Gestão municipal, munícipes e Trade Turístico!

 

Patricio Oliveira

Pres. do Comtur de Camaçari.

 





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page