Embora a China já seja o maior produtor de ouro do mundo, responsável por cerca de 10% da produção global em 2023, sua demanda supera amplamente a produção interna
Pesquisadores chineses do Geological Bureau of Hunan Province (GBHP) anunciaram para a mídia estatal, em 21 de novembro, que descobriram um depósito de minério de ouro de alta qualidade escondido em Wangu, no nordeste da província de Hunan. O local pode abrigar o maior reservatório restante no planeta e é avaliado em mais de US$ 83 bilhões (cerca de R$ 483 bilhões na cotação atual).
Oito vezes o peso da Estátua da Liberdade
Os cientistas conseguiram identificar mais de 40 formações geológicas (veios) com 330 toneladas (300 toneladas métricas) de ouro a uma profundidade de até 2 mil metros. Porém, com auxílio de modelos e aparelhos 3D, há previsão de 1.100 toneladas do minério em cerca de 3 mil metros abaixo do solo. Ao nível de comparação, a quantidade é equivalente a oito vezes o peso da Estátua da Liberdade.
As autoridades ainda revelaram que foi encontrado 138 gramas de ouro por tonelada métrica de minério, o que corresponde a um valor relativamente alto se comparado com a maioria das minas de ouro no mundo.
Reportagem completa no Link abaixo
Por Thamila Soares — Rio de Janeiro
Colabore com o Natal Solidário da Associação Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments