Em muitos momentos das nossas vidas, pairam sobre nossas cabeças pensamentos que nos trazem dúvidas sobre os resultados que se alcançarão em determinadas disputas em que estamos envolvidos, isso serve perfeitamente para o caso das eleições que serão levadas a efeito no próximo domingo, dia 06 de outubro.
As eleições para a escolha do prefeito e vereadores que deverão compor os poderes, executivo e legislativo de um município é sempre um momento de tensão que envolvem grupos antagônicos que pleiteam o previlégio de obter por parte da maioria dos munícipes através dos votos a outorga para gerenciar os destinos da municipalidade pelos próximos quatro anos.
Em cada canto do país, cada município tem a sua própria história política que foi escrita ao longo dos anos e estão gravadas na boa memória do povo.
Aqui no nosso município que no último dia 28 passado, comemorou os seus 266 anos de emancipação política estamos vivendo esse momento.
Dois grupos políticos que disputam entre si já há 40 anos esse previlégio de ficar a frente da gestão municipal estão mais uma vez cara a cara nessa disputa.
Em cada eleição os cenários mudam, a depender do que se passou nos últimos anos antes do pleito, tem momentos em que um determinado grupo que esteve comandando a gestão não fez bem feito o seu papel e os munícipes insatisfeitos optam por trocar o comando para o grupo rival, prevalecendo a alternância de poder o que é salutar para a sobrevivência da democracia, em outros momentos mesmo o grupo tendo desempenhado bem o seu mandato, levados por mentiras, narrativas e por falta de uma boa informação o povo escolhe mal e paga o preço desse equívoco, isso já aconteceu aqui em nosso município e os prejuízos nesse sentido estão na memória do povo.
O cenário que vivenciamos nessas eleições é muito tranquilo de ser visto e analisado, pois o governo que conclui no dia 31 de dezembro os seus oito anos de gestão sob a égide do prefeito Elinaldo, entrega um município em um estágio muito mais avançado em todas as áreas que são da sua responsabilidade do que recebeu das mãos do grupo adversário que esteve por 12 anos à frente do governo.
São obras estruturantes que marcarão para sempre a estrutura, a funcionalidade e a dinâmica da cidade assim como de todos os rincões que fazem parte do nosso território, tanto na costa como na zona rural, não vou aqui enumera-lós pois não haveria espaço para o tanto que foi feito, mas para os que são como São Tomé, convidou-os a fazerem visitas em todos os cantos do município e lá encontrarão a marca registrada, a digital dessa gestão.
Se não bastasse isso, o prefeito Elinaldo, demonstra claramente uma forma diferente de se comportar em relação ao trato da coisa pública, em momento algum fez da sua gestão um projeto familiar ou mostrou interesse em intervir na indicação de quem seria o seu sucessor, deixou que a manifestação do povo prevalecesse e o indicado é Flávio Matos, um jovem político excelentemente educado, nascido e criado no município, conhecedor profundo do município e dos anseios do seu povo, pronto e preparado para seguir adiante com o plano elaborado pelo grupo do qual ele faz parte para levar Camaçarí para patamares nunca antes alcançados.
Então o desafio está lançado de um lado um grupo político que esteve à frente do município por 12 anos, e muito pouco fez, que hoje apresenta um candidato desgastado por vários episódios desabonadores, com contas rejeitadas, que usa como argumentos de campanha, mentiras e narrativas infundadas, não apresentando nenhum plano de governo em que se possa acreditar.
Do outro lado o prefeito Elinaldo, que sem sombra de dúvidas, foi o prefeito que mais entregou obras, serviços e ações que marcarão para sempre o município de Camaçarí, apresentando FLÁVIO MATOS, um candidato JOVEM com todos os requisitos necessários para ser o sucessor representando um grupo que ao longo dos tempos marcou o município com gestões profícuas (1989 a 1992- TUDE), (1996 a 2002 TUDE, 2003 /2004-HELDER), ( 2016 a 2024 -ELINALDO).
Como acredito na consciência, na memória e no sentimento de gratidão da população de CAMAÇARÍ, Flávio Matos, será o próximo prefeito.
Pois o bom senso haverá de prevalecer.
Um forte abraço e
Até breve
José Cupertino Filho
Colabore com nosso Instituto Social APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Commentaires