Nilson Carvalho o Colunista: A Arte de Se Doar
- Nilson Carvalho
- 2 de fev.
- 2 min de leitura

Onde está o seu coração, ali estará o seu tesouro. (Lucas 6:38)
A verdadeira arte de se doar vai além de dar o que sobra, além de doar o que não faz falta. A verdadeira doação é aquela que vem do fundo da alma, que exige um pedaço de nós, sem esperar nada em troca, apenas o bem para o outro.
A Bíblia nos ensina, em Lucas 6:38, que quando damos com generosidade, com o coração aberto, recebemos de volta de forma transbordante: “Deem, e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida com que medirem será usada como medida para vocês.” É o reflexo do que somos e do que oferecemos ao mundo.
Muitos, porém, ainda acreditam que a doação é algo que deve ser feito apenas quando não há mais utilidade para o que se dá, ou apenas quando não fará falta para quem doa. Outros ainda pensam que é uma obrigação do governo atender as necessidades dos menos favorecidos, esquecendo que estamos de passagem neste mundo, e que nosso tempo é precioso e finito.
A qualquer momento, poderemos ser chamados para partir, e a pergunta que ficará é: como seremos lembrados? Como as nossas ações, nossas escolhas e nossas doações afetaram aqueles ao nosso redor?
Não podemos esquecer da lei da semeadura: tudo o que plantamos, um dia iremos colher. A vida é implacável quando se trata do retorno de nossas ações.
E a arrogância e o orgulho podem ser nossos piores inimigos nesse processo. Provérbios 16:18 nos lembra: “O orgulho precede a destruição; a arrogância precede a queda.” São os valores que cultivamos, o cuidado com o próximo e a humildade com que nos entregamos ao mundo que definem a forma como seremos lembrados e recompensados.
A verdadeira doação, a que vem de um coração generoso, é um reflexo do amor que temos dentro de nós. Não se trata apenas de dar o que temos em excesso, mas de oferecer aquilo que realmente importa.
E, ao fazer isso, não apenas abençoamos os outros, mas nos tornamos mais completos, mais próximos da essência divina que nos guia.
Lembre-se, não é sobre quanto temos, mas sobre como decidimos compartilhar o que temos. O retorno será imenso, pois a medida com que medirmos será a medida que nos será dada.
A doação verdadeira é um reflexo daquilo que somos em nosso íntimo.
Foto: Artista Plástico Nilson Carvalho
Texto: Jornalista Nilson Carvalho
Compartilhe com seus amigos;
Colabore com o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Irmã Dulce - O Anjo Bom
Por: Josenilson Leite Poeta de Garanhuns
(Do Livro "Bahia em Poesia")
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes
Foi escolhida por Jesus Nosso Senhor
Mais conhecida como Irmã Dulce
Nascida em 26 de maio de 1914
Na cidade de Salvador.
O número sessenta e um
Na Rua da Independência
Casa onde morava
E já na sua adolescência
Atendia pessoas carentes
Com muita benevolência.
Visitava pessoas pobres
Desde os 13 anos de idade
Sua face refletia
Amor e fraternidade
Foi aí que decidiu
Viver na religiosidade.
O seu pai era dentista
E aos pobres ajudava
Essa sua atitude
A filha influenciava
Dulcinha a sua irmã
Também sempre a apoiava.
Formou-se em professora
Mas por sua…
https://josenilson.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=4921534
Meus parabéns por mais uma obra maravilhosa! Um grande abraço, poético e musicado, de Josenilson Leite Poeta de Garanhuns.