Pasta ressaltou que não há alerta internacional para a doença emitido pela OMS e o risco de pandemia é considerado baixo
O Ministério da Saúde acompanha o surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China - a doença tem causado infecções respiratórias no país asiático e afeta especialmente as crianças. A pasta ressaltou que não há alerta internacional para a doença emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o risco de pandemia é considerado baixo.
Marcelo Gomes, coordenador-geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e outros Vírus Respiratórios do Ministério da Saúde, diz que o órgão está em comunicação frequente com autoridades sanitárias da OMS e de vários países como a própria China, trocando informações relevantes e monitorando a situação da doença.
É de graça: acompanhe mais notícias no grupo do WhatsApp exclusivo do CORREIO
Gomes diz que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (China CDC) aponta que a magnitude e infecções das infecções respiratórias no país têm sito menores que as do mesmo período no ano passado. Houve aumento, porém, nas infecções respiratórias agudas, incluindo aí o HMPV e a gripe sazional, entre outras.
Em nota, o Ministério da Saúde destaca que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias em caso de sintomas. A vacinação também deve estar em dia.
“É muito importante incentivar a vacinação entre os brasileiros, pois a imunização contra a covid-19 e a gripe é uma das maneiras mais eficazes de prevenção, especialmente para grupos prioritários como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. As vacinas contra covid-19 e influenza continuam sendo eficazes contra formas graves, reduzindo o número de hospitalizações e óbitos pelas variantes em circulação. Além disso, o uso de máscaras por pessoas com sintomas gripais e resfriados ajuda a diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus”, diz Gomes.
HMPV
O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores, e foi identificado pela primeira vez no Brasil em 2004. Desde então, o vírus tem sido monitorado. Ele é considerado comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que precisem de internação.
Reportagem completa no link abaixo;
Foto do(a) author(a) Carol Neves
Por: Carol Neves
"Há 22 anos, a Associação Artes Para Todas as Idades (APTI) transforma vidas através da arte. Neste ano, precisamos do seu apoio para continuar a levar cultura, inclusão e educação a todas as idades. Junte-se a nós nesta jornada e faça parte dessa história de transformação!"
Colabore com a Associação Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments