top of page
nilsonccarvalho200

Manifestações culturais celebram identidade em desfile cívico da Gleba E



Neste sábado (7/9), o desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil realizado na Gleba E, trouxe à tona não só o patriotismo, mas também a riqueza cultural da cidade. Diversas manifestações culturais tomaram conta das ruas, celebrando a diversidade e a história do município. Grupos como Som do Timbal, Movimento Percussivo Beira de Rua, Capoeira Regional Bimbaê, Capoeira Sou Criança Futuro da Nação, e o Grupo Eremin trouxeram a força e o vigor da cultura popular para o desfile.

 

Os alunos dos cursos oferecidos pela Secretaria da Cultura (Secult) tiveram uma participação ativa no evento, destacando a importância da preservação das tradições locais. Douglas Barbosa, representante do grupo Som do Timbal, compartilha que, “fico feliz demais por estar participando mais um ano do desfile da Independência do Brasil na nossa cidade. Desde 2012 que participamos, com a banda acompanha por cerca de 30 meninos. Estamos aqui fazendo a alegria e levando a felicidade através dos tambores”, comemorou.

 

A preservação cultural é uma prioridade do município, que, por meio de editais da Secult, apoia grupos e iniciativas que mantêm vivas as tradições de Camaçari. Para a gestora da pasta, Márcia Tude, cultura e educação andam de mãos dadas. “Nosso tema hoje é essa escola, que é um lugar de ingresso, mas também de partida. Que o olhar para a nossa escola seja cada vez mais cultural”, avaliou. 

 

O presidente da Associação Sociocultural de Capoeira Regional Bimbaê, Caio Crente, explicou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, bem como sobre o sentimento de abrilhantar o evento,  que comemora o Dia da Independência do Brasil na cidade. “Estamos em Camaçari há 18 anos, fazendo um trabalho que iniciou-se lá no Parque das Mangabas. Hoje, nós estamos presentes também em mais oito municípios, quatro estados e quatro países, desenvolvendo a capoeira regional, criada por mestre Bimba. E, pra gente, é um prazer mais um ano estar presente no desfile cívico da Gleba E, homenageando o nosso país, trazendo o que há de mais belo da nossa brasilidade, que é a capoeira”, contou.

 

O desfile cívico não apenas reforçou o orgulho cívico, mas também destacou o papel essencial da cultura na formação e no desenvolvimento social da cidade, criando um ambiente de inclusão e respeito às raízes culturais do município.

 

Foto:: Josué Silva

Comunicação - ASCOM de Camaçari

 




51 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page