top of page

Lançamento de ações do Pides reúne agricultores na Casa do Trabalho



O auditório da Casa do Trabalho ficou lotado durante o evento de lançamento de ações do Programa Integrado de Distribuição de Equipamentos e Suprimentos (Pides) edição 2024, marcado pela distribuição de sementes e insumos a 400 produtores rurais. Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), somada a 1 tonelada (t) de sementes de feijão entregue nesta terça-feira (12/3), ao todo, serão doados, diretamente nas propriedades rurais, 103,5 (t) dos produtos, entre 2,5 t de sementes de milho, 100 t de composto orgânico de torta de mamona, e 50 t de calcário.

 

O titular da Sedap, Antônio Falcão, falou sobre o sentimento de dever cumprido. “É uma satisfação enorme, e a gente vai continuar dando esse suporte aos produtores rurais do município, por meio da doação de adubos e sementes”, declarou.

 

A agricultora de Lagoa Seca, zona rural do distrito de Monte Gordo, Girleide Machado, 52 anos, sente-se privilegiada com a doação. “A gente, que é agricultor, necessita de sementes e de adubo, e nem sempre temos onde buscar. Com essa ação, a prefeitura ajuda muito a todos nós. E isso faz toda a diferença”, reconheceu.

 

O produtor rural de Coqueiros de Arembepe, Osvaldo Andrade, 66 anos, destacou que além da importância da doação, vale ressaltar a qualidade dos materiais. “A distribuição de semente e de adubo é muito importante para os agricultores. Sabendo aplicar o adubo e fazendo a semeadura no espaçamento normal, a gente tem um resultado positivo, e o esperado acontece”, afirmou.

 

Os agricultores previamente cadastrados no Pides vão receber, cada um, 2,5 quilos (kg) de sementes de feijão, 5 kg de sementes de milho e 150 kg de composto orgânico de torta de mamona. Para solos que necessitam de correção, apontada por meio de análise laboratorial específica, a Sedap doará calcário na proporção adequada, dentro das 50 t disponíveis do minério.

 

Na oportunidade, foram anunciadas outras três ações que acontecerão ainda neste 1º semestre, a exemplo da reforma das barracas disponibilizadas para as feiras livres; o plantio assistido para pomares de mudas cítricas; e, por fim, a oferta de equipamentos para casas de farinha.

 

Além do secretário Antônio Falcão, integraram a mesa de abertura as secretárias da Mulher, Fáfá de Senhorinho, e do Turismo, Cristiane Bacelar. A gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Delma Santana, a coordenadora de assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ellen Borges, e Daniel Santana, analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Camaçari também fizeram parte.

 

Foto: Josué Silva

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page