top of page

Jose Cupertino Filho o Colunista: Qual é a real intenção?

ree

No momento o assunto em pauta é a ameaça que Donald Trump faz de taxar as exportações brasileiras em 50%.

 

Isso pode ser um fato sem relevância e contornado com diplomacia e acordos, como estão tentando fazer os outros países que enfrentam a mesma ameaça.

 

Porém em nosso Brasil, vemos o governo que já vem mostrando sintomas de confusão e enfraquecimento das instituições, tomar medidas de enfrentamento e revide agressivo ao presidente americano. Ora, essas bravatas apresentadas pelo chefe do executivo brasileiro é uma atitude ao meu ver, suicida, pois o bom senso nos aponta, sempre pesar de maneira cuidadosa, as consequências de se começar uma contenda, onde está em jogo, interesses de toda nação.

 

Uma briga econômica, com a maior economia mundial, não é bom para nenhum outro país, ainda mais para o Brasil, que não vai nada bem das pernas no tocante a economia, estamos com rombos astronômicos nas contas públicas, o governo brigando para aumentar a arrecadação que se mostra insuficiente para arcar com despesas acima do teto de gastos e não vemos o governo apontar qualquer medida para diminuir essas despesas.

 

Em um momento que precisa-se de equilíbrio é bom senso, o que vemos é o capricho de um governante que mostra-se, pouco preocupado com as consequências desastrosas que esse enfrentamento trará ao povo brasileiro.

 

Já vimos o que acontece com quem briga de forma insensata no campo da economia com países mais estruturados, vejam a Venezuela, Cuba e Nicarágua, que sofrem sanções dos Estados Unidos, hoje vivem em dificuldades.

 

Não se pode subestimar o comprador americano, que há muitos anos vem sendo o nosso principal parceiro nas exportações, de vários itens que saem principalmente do agro para abastecer o mercado americano.

 

Portanto o presidente brasileiro achar que tem bala na agulha para fazer esse enfrentamento é uma irresponsabilidade sem limites, e pode levar o nosso Brasil, para uma crise nunca vista.

 

Pois os produtos que os americanos compram de nós, eles podem comprar de outros países, mas os produtos que vendemos aos Estados Unidos, talvez não tenhamos outros mercados que possam absorver esse volume de vendas.

 

Fica então uma dúvida, a atitude do governo é uma falta de sensibilidade e incompetência ou é uma atitude pensada e programada, em levar o país para uma crise econômica, onde cada vez mais a população, perca sua capacidade econômica e passe a ter como única tábua de salvação o estado, será que embutidos nessas ações, não está mais um passo sendo dado, para nós transformam em uma ditadura, onde as instituições privadas se enfraquecem e o estado se sobrepõe?

 

Essa resposta virá com o futuro.


Que DEUS tenha piedade do nosso BRASIL.

 

Até breve e um forte abraço.

José Cupertino Filho.

12 comentários


Convidado:
28 de jul.

Bolsotaxa, quando estiver sem emprego e pagando caro lembre-se que foram os Bolsonaros que foram pedir ao Trump, Deus nos ajude contra os traidores da pátria.

Curtir

Convidado:
23 de jul.

#sem anistia para traidores

Curtir

Convidado:
23 de jul.

#sem anistia

Curtir

Convidado:
21 de jul.

#lula2026

Curtir

Patriota
18 de jul.

O Brasil vai sofrer por causa da Bolsotaxa

Curtir
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

©2025 Papo de Artista Bahia - Todos os direitos autorais reservados.​

(71) 98682-7199
bottom of page