Com 41 milhões de inscritos em seu canal, líder religioso levou mais de 100 mil pessoas ao Parque de Exposições e representa nova leva de pregadores
Pouco antes do dia 4 de maio de 2023, a gerente de captação de recursos do Hospital Martagão Gesteira, Lareyne Almeida, atendeu à ligação da ex-prefeita de um município no interior. De alguma forma, ela tinha ficado sabendo que, naquela data, a unidade de saúde receberia a visita do bispo Bruno Leonardo e queria estar presente. “Muita comoção. Ela acabou não indo porque pedi que, por favor, não fosse”, lembra.
A equipe do bispo tinha entrado em contato para a visita, que acabou levando à doação de R$ 500 mil em alimentos (44 toneladas) para o hospital. “Para a gente, foi uma coisa lindíssima, porque nós não o conhecíamos, mas boa parte dos colaboradores, sim. A gente recebe muitas visitas, mas, nos dois anos em que estou no hospital, foi a mais marcante, pela mobilização das pessoas".
A impressão de Lareyne não é tão diferente das reações de muita gente perguntada sobre Bruno Leonardo. Há quem diga que ele é uma personalidade ‘de nicho’, mas é difícil sustentar essa afirmação quando a tal bolha evangélica à qual ele supostamente pertenceria tem mais de 41 milhões de inscritos no YouTube. Fundado em 2016, o canal explodiu durante a pandemia da covid-19. Desde então, o bispo mantém uma rotina diária de vídeos de oração: às 5h, às 18h e à meia-noite.
Entre apaixonados e aqueles que torcem o nariz, não há como negar: o bispo é um fenômeno. O baiano de Salvador se tornou um dos mais populares e carismáticos líderes religiosos do Brasil. No último domingo (5), a figura de voz mansa e tom reconfortante esteve diante de mais de 100 mil pessoas, no Parque de Exposições de Salvador. Vestindo terno com corte italiano e a indicação sutil de uma grife - e com um penteado moderno, o bispo Bruno Leonardo se dirigia a fiéis que chegaram até na madrugada para esperar por ele. “Onde estão as minhas ovelhas queridas? Eu estou em Salvador”, comemorava, no início da ministração.
Era a ‘Visita do Profeta’, o evento com o qual percorre o país. O encontro provocou engarrafamento e a estação Mussurunga do metrô precisou ser fechada. "O metrô não deu atenção ao que pedimos. Chegaram ao ponto de prender as pessoas na passarela por falta de profissionalismo. Foi algo gravíssimo e eu fico muito triste pelas ovelhas que passaram por isso", lamentou, nos stories.
A analogia com ‘ovelha’ não podia ser mais clara para um pastor. No caso do bispo, se tornou um de seus bordões, replicados à exaustão no ambiente digital. Quando recitados fora da tela, contudo, parecem despertar uma emoção diferente. “Já te disse que te amo hoje? Eu te amo, ovelha querida”, é outra de suas falas mais conhecidas.
Acompanhando o bispo desde 2019, a dona de casa Neinha de Jesus, 44 anos, é o exemplo de uma seguidora que não é evangélica, mas não perde a ministração. No domingo, veio de Cachoeira para vê-lo e ganhou uma das pulseiras distribuídas por ele. Os adereços são um símbolo querido pelos seguidores e têm dizeres como ‘Nada faltando, nada quebrado, nada fora do lugar’. "Não tenho religião. Minha igreja é em casa, ouvindo o bispo. Acho que ele se tornou esse fenômeno porque fala de Deus, não de práticas de igreja".
Em sua bio nas redes, o bispo se autodenomina ‘a maior corrente de oração do mundo’. Uma de suas falas comuns é bem a de que ‘não é sobre religião, é sobre Deus’. Bruno Leonardo é representante de uma geração que se distancia de outro aspecto de grandes lideranças pentecostais midiáticas nos últimos anos: o envolvimento com política. Em suas redes, não costuma falar sobre suas preferências ideológicas e não segue políticos.
Reportagem completa no link abaixo;
Foto do(a) author(a) Thais Borges
Por: Thais Borges
"Há 22 anos, a Associação Artes Para Todas as Idades (APTI) transforma vidas através da arte. Neste ano, precisamos do seu apoio para continuar a levar cultura, inclusão e educação a todas as idades. Junte-se a nós nesta jornada e faça parte dessa história de transformação!"
Colabore com a Associação Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments