top of page

Exposição do Projeto Espelho evidencia representatividade juvenil em Camaçari



Considerada uma das maiores exposições urbana do projeto Espelho, as fotografias feitas pelos alunos ao longo das oficinas ministradas deram cor e vida aos muros do Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), em Camaçari. Nesta quinta-feira (6), aconteceu a cerimônia da amostra que reuniu os estudantes, representantes públicos e a comunidade.

 

As aulas foram ministradas para alunos da escola Estadual em Tempo Integral Gonçalo Muniz (Camaçari); na escola professora Antônia Gonçalves de Souza (Simões Filho) e no Espaço Cultural Movimenta Aê em Lauro de Freitas.

 

Danilo de Lima, 18 anos, foi um dos alunos do projeto. Feliz ao ver as fotografias, o jovem comentou que “o que mais gostei da oficina foi que eu aprendi a fotografar. Eu não sabia das técnicas que tinha no meu celular, que na parte da luz era para usar de uma forma e se colocar a luz certa pode ter um bom resultado. Também foi muito bom tirar fotos nos ambientes internos da escola e do lado de fora. As fotos ficaram muito boas e sempre que eu puder, vou passar por aqui para continuar apreciando os registros”, expressou.

 

Durante o evento, o coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Educação (Seduc), Israel Amoedo, fez questão de destacar a importância do projeto Espelho e parabenizou pela organização da exposição. “Estou encantado com esse projeto Espelho, onde vemos que a juventude desta cidade, que são oriundos de escola pública, se reconhecem pela cultura, por se reconhecer aí na fotografia. Então esse projeto é muito massa, eu acredito muito que vamos avançar muito com esse projeto aqui no município. Parabéns por toda a organização”, disse.

 

Enquanto representante da Secretaria da Cultura (Secult), Catarine Guimarães, ficou encantada com as fotografias dos alunos  e compartilhou sua impressão sobre a exposição. “Estou aqui com muito orgulho, representando a Secult e o Centro Cultural de Vilas de Abrantes, para vivenciar essa experiência maravilhosa que é o Espelho. Esse projeto foi criado para que os jovens se vejam, se reconheçam e se potencializem”, destacou.

 

O coordenador geral do Espelho, Júnior Clemente, agradece pelas aberturas que aconteceram nas três cidades em que o projeto foi recebida e explica quais os próximos passos para o projeto. “As exposições estarão disponíveis até março e no mesmo mês também acontecerá uma nova exposição nas escolas e espaços que protagonizaram as oficinas com um bate-papo com os alunos que participaram do projeto e as comunidades”.

 

O projeto Espelho que foi selecionado em primeiro lugar na Bahia é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, e pelo Coletivo Fora da Caixa, em parceria com o Instituto Casa Coletivo e o Coletivo Falaê Camaçari.

 

O Espelho conta com o apoio institucional da UOSCC; UFBa Campus Camaçari; Movimenta Aê e da Associação de Moradores Aracui, que fazem parte de Lauro de Freitas; da Associação Beneficente dos Moradores do Parque Continental de Simões Filho; e da gráfica On Print Impressão.

 

O projeto Espelho tem como coordenação geral, Junior Clemente; arte educadora,  Geovanna Maria; produção de Juca Lira, Fernanda Anjos e Adriane Campos; curadoria, Carol Garcia e Geovanna Maria; identidade visual, Estúdio Giô Brand; texto exposição, Carolina Dantas; montagem, Deo Sena e assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, Carol Torres.

 

 

Compartilhe com seus amigos;

Colabore com o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83

 
 
 

Comments


bottom of page