top of page

Exposição do projeto Espelho celebra criatividade juvenil em Simões Filho



A cidade de Simões Filho foi palco da abertura da tão aguardada exposição urbana do projeto Espelho, que reuniu os estudantes de escolas públicas que participaram das oficinas de fotografia em um evento que celebrou a arte da fotografia e a criatividade juvenil. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (5), na Rua Tiradentes, no Parque Continental marcou o início de uma série de exposições nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

A cerimônia de abertura, realizada ao ar livre, contou com a presença dos alunos e representantes da comunidade. As imagens produzidas pelos estudantes, impressas em um grande painel, foram instaladas de maneira a proporcionar um diálogo entre a arte e o público, permitindo que as histórias contadas nas fotografias tomassem o espaço urbano e alcançassem a todos.

 

“É uma grande emoção ver o resultado desse projeto, pois não apenas estamos valorizando o talento desses jovens, mas também estamos dando a eles uma ferramenta poderosa para contar suas histórias e influenciar suas próprias realidades. Este é apenas o começo de um movimento de transformação que a arte pode proporcionar”, afirmou Júnior Clemente, coordenador do projeto Espelho.

 

O projeto Espelho é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Culturas, e tem como proposta dar voz e despertar a imaginação dos jovens artistas da região para que suas histórias sejam contadas por meio das lentes dos celulares.

 

Nicolas Rodrigues, 15 anos, é um dos alunos que participou das oficinas. Ao lado da sua mãe, Maria Aparecida, 38 anos, e da sua irmã, Adelyn Justiny, 2 anos, apreciaram as fotografias feitas por ele e os demais colegas. “Gostei muito de ter participado das oficinas. Foi maravilhoso e me sinto realizado em ver as minhas fotos expostas aqui”, expressou.

 

O produtor cultural, Elsimar Santana, foi uma das figuras que participou do evento. “Fiz questão de prestigiar a exposição do projeto Espelho que contemplou o nosso município com os alunos da comunidade de Palmares que fizeram fotografias maravilhosas. Como produtor, me sinto lisonjeado em ver essa obra de arte”, comentou.

 

Uma das apoiadoras do movimento, é a presidente da Associação de Moradores do Parque Continental (ABMPC), Vera Lúcia, “o nosso maior ganho enquanto comunidade foi ter, através da exposição, desativar um ponto de descarte irregular de resíduos aqui na esquina da rua. Além disso, nos trouxe vários ganhos para o comércio, arte, cultura e educação”, dividiu.

 

Na sequência, a próxima abertura acontece nesta quarta-feira (5), às 16h, no muro do Espaço Cultural Movimenta Aê em Lauro de Freitas e na quinta-feira (6), às 16h, no Campus de Camaçari da UFBa, na Avenida Eixo Urbano Central.

 

O projeto Espelho é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, e pelo Coletivo Fora da Caixa, em parceria com o Instituto Casa Coletivo e o Coletivo Falaê Camaçari.

 

A proposta ainda onta com apoio institucional da UOSCC; UFBa Campus Camaçari; Movimenta Aê e da Associação de Moradores Aracui, que fazem parte de Lauro de Freitas; da Associação Beneficente dos Moradores do Parque Continental de Simões Filho; e da gráfica On Print Impressão.

 

O projeto Espelho tem como coordenação geral, Junior Clemente; arte educadora,  Geovanna Maria; produção de Juca Lira, Fernanda Anjos e Adriane Campos; curadoria, Carol Garcia e Geovanna Maria; identidade visual, Estúdio Giô Brand; texto exposição, Carolina Dantas; montagem, Deo Sena e assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, Carol Torres.

 

 

Carol Torres

Assessoria de Imprensa &

Gestão de Redes Sociais

Foto: Carolina Torres

 




 

 

Compartilhe com seus amigos;

Colabore com o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83

 

 
 
 

Comments


bottom of page