top of page

Expectativa do Sesau Fila Zero Itinerante em Vila de Abrantes é realizar 7 mil procedimentos



Com a finalidade de consolidar a ampliação da oferta de serviços para a população e reduzir a fila de espera no que se refere à realização de exames, consultas e cirurgias eletivas, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), promove mais um Sesau Fila Zero Itinerante nesta sexta-feira (9/8), ação que segue até sábado (10), na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes, localizada na Avenida Tiradentes. A expectativa é alcançar a marca de 7 mil procedimentos.

 

Em mais um dia de intenso trabalho, que atraiu milhares de moradores de diversas localidades do distrito de Abrantes, a diretora de Controle e Regulação do SUS, Elba Brito, destacou a forte adesão da população nas ações anteriores, em que foram realizados cerca de 25 mil procedimentos, entre exames, consultas e agendamentos na Marcação Integrada.

 

“Acreditamos que a adesão da comunidade será positiva, como foi nas ações anteriores. Porque a população está aqui em massa buscando atendimento para realização exames laboratoriais, Doppler vascular, ecocardiograma, além de triagem para cirurgias eletivas, consulta para avaliação médica, entre outros serviços”, comentou Elba Brito, ao finalizar dizendo que, “estamos atendendo todos que estavam cadastrados no nosso sistema de regulação, que aguardavam por agendamento nas mais diversas especialidades”.

 

Com mais de 40 especialidades médicas disponibilizadas, para garantir o sucesso da 2ª edição do Sesau Fila Zero, e atender toda população que busca os serviços ofertados, a Prefeitura de Camaçari conta com a colaboração de empresas do segmento de saúde em operação no município. Entre elas, estão o Grupo Santa Helena, que oferece exames de laboratório e ultrassonografia; e a Clínica Lótus, que além dos exames de ultrassonografia, também realiza Doppler vascular e ecocardiograma.

 

Sobre a parceria durante toda a execução dos trabalhos nas diversas localidades, Elba Brito celebrou dizendo que, “nossos parceiros são decisivos para que tudo saia conforme planejado, e possamos atender a todos da melhor forma possível. Ninguém alcança bons resultados sozinho, então, toda colaboração é bem-vinda e ficamos felizes com isso”. Até o momento, das 23 ações propostas para acontecer nesta nova edição do Sesau Fila Zero Itinerante, no total, já foram realizadas oito.

 

A nova edição do Sesau Fila Zero tem sido bem avaliada pela população beneficiada desde a retomada no início deste mês. A dona de casa Regina Barbosa, 47 anos, por exemplo, classificou como “muito importante”. Ela, que é moradora da localidade, esteve na unidade de saúde e buscou atendimento para o marido e o filho. “Este é um grande benefício para toda família. Quando soube ontem, que teria essa oportunidade, não perdi tempo. Eu recomendo que toda a comunidade venha aproveitar, porque é muito importante para todos nós que estamos aguardando há um certo tempo”, pontuou.

 

Outro morador que também elogiou a ação da Sesau foi o maranhense Antônio Walter Araújo, 70 anos, recém-chegado na comunidade. Portando guias para marcação de exames cardiológicos, como ecocardiograma, teste de esforço e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), o aposentado comentou que, “ontem passei pela consulta médica e vim agendar os exames que foram solicitados. Estou achando bem organizado e tranquilo. Com fé em Deus vai dar tudo certo, e vou recuperar a minha saúde”.

 

Conforme anunciado anteriormente, segundo o cronograma elaborado pela Sesau, as próximas etapas acontecem de 12 a 14 (segunda a quarta), na Unidade de Saúde da Família (USF) do Gravatá; e 16 e 17 (sexta e sábado), na USF de Barra do Jacuípe. Para participar da ação o usuário precisa comparecer ao local portando os seguintes documentos: RG, cartão SUS e solicitação médica. A pasta informa que para os exames de laboratório e ultrassom de abdômen total os pacientes devem estar em jejum.

 

Vale lembrar que na sede a nova temporada do Sesau Fila Zero já aconteceu nas USF Jardim Limoeiro II, Phoc Caic, Camaçari de Dentro, e Burissatuba; além da UBS Monte Gordo,  e das USF Fonte das Águas, em Arembepe, e Barra do Pojuca, na costa do município.

 

Foto: Tiago Pacheco

Comunicação - ASCOM de Camaçari




9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page