top of page

Europa eleva risco de mpox após registro de nova cepa na Suécia: 'devemos estar preparados para mais casos'



OMS decretou emergência internacional na última quarta-feira devido ao avanço da mpox em países africanos e pela identificação de uma nova versão do vírus

O Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) elevou o risco de mpox no continente depois de a nova cepa mais grave do vírus, que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar emergência, chamada de Clado 1b, ter sido detectada na Suécia.

Segundo uma nova avaliação da autoridade, o risco passou de “baixo” para “moderado”. Além disso, em nota, o ECDC destacou ser “altamente provável" que a Europa tenha mais casos importados da doença pela nova variante.

“Como resultado da rápida disseminação desse surto na África, o ECDC aumentou o nível de risco para a população em geral na Europa e para os viajantes às áreas afetadas. Devido aos estreitos vínculos entre a Europa e a África, devemos estar preparados para mais casos importados do Clado 1”, disse Pamela Rendi-Wagner, diretora do ECDC, no comunicado.

Além da Suécia: Veja os 6 países em que a nova cepa já foi detectada

O órgão pondera que a probabilidade de transmissão sustentada dentro do continente ainda é baixa, mas “desde que os casos importados sejam diagnosticados rapidamente e as medidas de controle sejam implementadas”. Para isso, recomendou que os países orientem pessoas que vão ou que retornaram de áreas mais afetadas na África sobre o risco alto de contágio no local.

Caso na Suécia

Nesta quinta-feira, a Agência Sueca de Saúde Pública confirmou o primeiro caso do Clado 1b fora do continente africano. Segundo disse Magnus Gisslén, epidemiologista do órgão, o paciente foi infectado enquanto esteve numa região da África onde “há um grande surto do Clado 1 da mpox”, sem especificar qual país. Ele buscou atendimento na região da capital sueca, Estocolmo.


 

Por Bernardo Yoneshigue — Rio de Janeiro

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page