Governador informou detenções de dois suspeitos em São José do Rio Preto (SP) e em Batatais (SP) desde início da força-tarefa para conter avanço das chamas no estado.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou a prisão de duas pessoas suspeitas de atuar em incêndios criminosos no interior de São Paulo desde o início da força-tarefa para conter o avanço das chamas no estado.
De acordo com o chefe do Executivo, um suspeito foi preso na região de São José do Rio Preto (SP) no sábado (24) e outro foi detido neste domingo (25) em Batatais (SP).
O homem detido neste domingo é um mecânico de 42 anos, flagrado pela Polícia Militar enquanto ateava fogo em uma mata próxima à região central de Batatais após uma denúncia anônima.
Com ele foi apreendida uma garrafa com gasolina, um isqueiro e o telefone celular. Ele foi levado para a central de flagrantes para prestar depoimento. De acordo com apuração da reportagem no local, em vídeos encontrados no aparelho o homem comemorava incêndios de grandes proporções na região.
Ele será encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Franca (SP) e deve responder por incêndio criminoso.
A operação do estado foi iniciada neste fim de semana, quando o governo decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulista e criou um gabinete de crise diante da situação de emergência climática.
Neste domingo, 46 cidades estão em monitoramento de alerta máximo - incluindo localidades não contempladas pelo decreto -, e 21 delas têm focos ativos de fogo.
Local onde homem foi preso por suspeita de incêndio criminoso em Batatais, SP — Foto: Cabo Marcio Rodrigo Bonisennia
Por Rodolfo Tiengo, Fernanda Marion, Werlon César, g1 Ribeirão Preto e Franca e EPT
Comments