top of page

Dia Mundial da Criatividade é lançado em Camaçari



Está lançado, oficialmente, o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day) 2024 – considerado o maior movimento colaborativo do mundo. Pela primeira vez no município, o evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril. Com o tema “Inteligências Plurais”, a apresentação do foi realizada nesta quarta-feira (27/3), no cinema do Boulevard Shopping Camaçari.

 

Com diversas atividades gratuitas, o evento tem como objetivo unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando no desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação. Ao todo, vai reunir 54 inspiradores, quase 150 voluntários – um dos maiores números do Brasil – e ocorrerá em dez espaços distintos da cidade, com nove já definidos e um que será divulgado posteriormente.

 

A programação é composta de painéis, oficinas, palestras, workshop, dentre outras atividades. O cronograma completo, assim como as inscrições, já estão disponíveis e podem ser conferidos aqui.

 

Realizada pela Organização Mundial da Criatividade (World Creativity Organization – WCO), a pasta responsável por articular a iniciativa no município é a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). A titular Andréa Montenegro, lembrou o momento que confirmou Camaçari como sede do evento. “Eram 81 cidades disputando, nós vibramos com muita alegria quando recebemos a notícia que tínhamos sido selecionados entre os quatro municípios baianos e 54 cidades do Brasil. Nós precisamos, todos unidos, fazer uma verdadeira revolução. Para isso, já temos muitos talentos, além de ações criativas e inovadoras”, ressaltou.

 

O líder local do evento em Camaçari, Wash Malik, que é o coordenador de Comunicação da Sedur, destacou que, “para além de tudo isso, nós temos um plus, a gente tem apostado muito na Rota de Conteúdo, a qual faz parte a Universidade Anhanguera, Tabernáculo Church – Primeira Igreja Batista em Camaçari, e o Boulevard Shopping. Nós vamos unir aproximadamente 60 inspiradores, para que essa rota seja destinada às pessoas que amam o conteúdo, a informação e o conhecimento”.

 

Selecionada como líder inspiradora das ações, a neurocientista educacional, Daise Priscila, falou um pouco sobre o tema. “Inteligências Plurais” são as nossas habilidades cognitivas, é o que nos torna diferentes uns dos outros, mas fazendo parte da mesma comunidade. Camaçari, hoje, está sendo presenteada com um evento tão importante que vai trazer uma comunidade inovadora dentro do rol da criatividade do mundo”, afirmou.

 

Um dos inscritos como voluntário é o administrador Xandy Davi, 23 anos, que falou o motivo de se candidatar para trabalhar no evento. “Na minha comunidade, já participo de trabalhos sociais, por meio da Inove, que dá cursos para os jovens. Então, eu quero participar para me qualificar, ter novas ideias, experiências com outras pessoas, e passar o conhecimento que já tenho nessa área. Acho que as periferias têm de ter essa oportunidade de conhecer o novo e de abranger mais informações”, finalizou.

 

As atividades serão realizadas nos seguintes espaços já definidos: Horto Florestal Linaldo da Silva; Casa da Criança e do Adolescente; Casa do Trabalho; Residencial Praia de Mutá; Boulevard Shopping Camaçari; Tabernáculo Church – Primeira Igreja Batista em Camaçari; Faculdade Anhanguera; Praça da Matriz de Vila de Abrantes; e Aldeia Hippie de Arembepe.

 

A cerimônia de lançamento do Dia Mundial da Criatividade 2024 contou, ainda, com apresentação dos povos Tupinambás e a execução do Hino de Camaçari feita pelo autor Enoque Manoel.

 

Ainda estavam presentes no evento os secretários das pastas do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar; do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; e da Habitação (Sehab), Vivian Angelim.

 

Foto: Matheus Carvalho

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




10 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page