Dia Mundial da Água: por que a preservação dos recursos hídricos é urgente?
- Nilson Carvalho
- 22 de mar.
- 2 min de leitura

Entenda como as mudanças climáticas e o uso inadequado da água ameaçam sua disponibilidade no planeta
Neste sábado (22), o mundo volta os olhos para o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população sobre a importância desse recurso e incentivar ações positivas e sustentáveis. Em 2025, o tema escolhido foi Preservação das Geleiras, com foco especial na proteção dessas massas de gelo, que são verdadeiros reservatórios naturais de água doce, fundamentais para o equilíbrio climático e para o abastecimento de milhões de pessoas ao redor do planeta.
O biólogo Rafael Moura, doutor em biologia animal, afirma que a Antártica desempenha um papel crucial como reguladora do clima do planeta. Segundo ele, as massas de gelo cobrem não apenas o ambiente terrestre, mas também parte do espaço marinho, especialmente durante o inverno.
“Com o aumento das temperaturas globais, o derretimento do gelo antártico se intensifica no verão. Isso reduz a salinidade das águas em baías e ao redor do continente, levando à morte das microalgas que estão presas ao gelo. O krill, um pequeno animal semelhante a um camarão e fundamental na teia alimentar marinha da Antártica, se alimenta dessas microalgas e, por sua vez, serve de alimento para baleias, focas e pinguins. A escassez dessas algas e do krill pode ter um impacto catastrófico na biodiversidade local”, explicou.
“Além disso, o aumento da temperatura ao redor da Antártica pode permitir que espécies de outras regiões próximas colonizem o oceano antártico, o que também afetaria a biodiversidade da região”, acrescentou.
De acordo com a oceanógrafa Alice Reis, doutora em ecologia, o derretimento dos glaciares também aumenta o volume total de água nos corpos hídricos, em especial os oceanos. A situação tem pouca influência direta para o contexto tropical da Bahia, se comparada com outras variáveis, como por exemplo o aquecimento da água, embora não deixe de ser algo com o que se precise ter atenção.
"Pouco se fala disso, mas, quando a água esquenta, ela expande, logo, o volume dela aumenta. A água do derretimento das geleiras vai passar por esse processo de aquecimento, mas é junto com todo o volume de água que já existe no oceano que o seu aquecimento e expansão vai gerar no futuro um aumento do nível do mar, que já está acontecendo, mas, como é lento, não conseguimos perceber no dia a dia”, afirmou.
Reportagem completa no link abaixo:
Foto do(a) author(a) Estúdio Correio
Estúdio Correio
Por: Gabriela Araújo
Compartilhe com seus amigos;
Ajude a Construir o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comentários