top of page

Desfile cívico de Vila de Abrantes promove inclusão e acessibilidade

nilsonccarvalho200


O tradicional desfile cívico de Vila de Abrantes, que aconteceu neste domingo (22/9), reforça em mais um ano o compromisso da Prefeitura de Camaçari com a inclusão social e a promoção da acessibilidade. Nesta edição, pelo segundo ano consecutivo, a Coordenação de Eventos, setor ligado à Secretaria de Governo (Segov), reservou um espaço de destaque na arquibancada, especialmente projetado para pessoas com deficiências (PcD), com transtorno do espectro autista (TEA), bem como demais pessoas atípicas. A estrutura contou com rampas de acesso e adaptações para cadeirantes, garantindo que todos pudessem acompanhar as festividades com conforto, bem-estar e segurança.

 

O prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula, destacou a importância de promover um evento acessível e inclusivo. “Estamos construindo uma Camaçari para todos, e a inclusão e acessibilidade são partes fundamentais desse processo. O desfile cívico é uma celebração da nossa história, e queremos que todo e qualquer cidadão, independente de sua condição e limitação, sinta-se parte desse momento”, afirmou o gestor municipal.

 

A iniciativa de promover inclusão e acessibilidade demonstra o cuidado da gestão municipal com a valorização da diversidade. Como destaca Inaldo Maurício, conhecido como “Malah”, que está à frente da Coordenação de Eventos. Na ocasião, ele falou sobre o esforço por trás da inclusão de um espaço adaptado para pessoas atípicas. “A acessibilidade foi, mais uma vez, uma das nossas prioridades. Projetamos a arquibancada com rampas e áreas adaptadas, atendendo, também, aos pedidos da comunidade, para que todos pudessem participar e vivenciar esse momento tão importante para a cidade", explicou.

           

Há quatro anos assistindo aos desfiles, Lorena de Jesus Santos, 31 anos, é mãe do cadeirante Gustavo de Jesus, 8 anos. Mais uma vez, juntos, eles prestigiaram a festividade em Vila de Abrantes, sendo essa a segunda vez que acompanham as apresentações na arquibancada inclusiva. “Eu adorei a iniciativa, porque não fica muita gente em cima dele, não fica no sol quente e ele pode assistir ao desfile de forma mais confortável. É muito importante ter esse espaço dedicado às pessoas especiais”, compartilhou com alegria. Animado para assistir as performances, o pequeno Gustavo comentou que o que mais gosta de acompanhar nas apresentações é o desfile do Tiro de Guerra e das fanfarras.

 

A iniciativa também foi elogiada pela técnica de enfermagem Vanessa Lima, 41 anos, mãe de Anthony Valentim, 1 ano e 11 meses, e de Luís Lucas, 9 anos, autista. Acompanhada do esposo, ela levou os pequenos para prestigiar o desfile. Moradora da Rua São Bento, essa é a primeira vez que a família assiste às apresentações. Para ela, o espaço destinado ao público especial foi maravilhoso. “Por conta das questões de sensibilidade de Luís, eu já estava imaginando como seria ficar com ele no meio de muita gente. Mas com esse espaço dedicado, está sendo um sonho para todos nós. Ele está encantado”, expressou agradecida.

 

O desfile cívico deste domingo também marca o segundo evento da Costa de Camaçari que antecede as comemorações pelos 266 anos de emancipação política do município. O ato solene começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, abrilhantado pela Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, que executou os respectivos hinos. Em seguida, teve as apresentações das escolas, dos grupos culturais, das bandas e fanfarras, com performances que emocionaram o público presente.

 

Com o tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, a administração municipal reforça a mensagem de que Camaçari segue avançando rumo a uma cidade mais igualitária e inclusiva para todos os cidadãos.

 

Foto: Arthur Vinicius

Comunicação - ASCOM de Camaçari

 

 

Colabore com o Instituto Social APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page