top of page

Defesa Civil volta ao Novo Horizonte para alertar moradores sobre deslizamento de terra



A Prefeitura de Camaçari, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), realizou nesta segunda-feira (8/4), mais uma visita ao Caminho C-7, no bairro Novo Horizonte, local onde, devido às fortes chuvas que atingiram o município neste domingo (7/4), ocorreu um deslizamento de terra em um trecho que faz limite com o Morro da Manteiga. Por conta disso, houve a interdição preventiva de cinco residências situadas na região.

 

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, explicou que a medida visa, além de garantir a segurança dos moradores, minimizar os desastres. “Viemos aqui domingo [7], e tiramos as pessoas das residências mais próximas. E agora estamos aqui novamente para alertar os moradores, que não estavam em casa no momento do ocorrido, para fazer o auto de interdição, dando orientações e encaminhando-os para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), para que sejam assistidos pela Sedes [Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania]”, informou.

 

Sobre a operação em andamento, ele ainda destacou que, “estamos agindo com rapidez, fazendo a retirada imediata dessas pessoas, pois o Morro da Manteiga está bastante encharcado e apresenta fragilidade devido às fortes chuvas”.

 

Ivanaldo ressaltou, ainda, o trabalho conjunto com as demais pastas, como a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), que, de acordo com ele, “precisará fazer uma análise minuciosa para estabilizar o talude do morro [da Manteiga] e garantir a segurança das famílias, bem como lidar com as consequências das chuvas, incluindo situações de alagamento e limpeza de bueiros e canais. Estamos atentos a cada ocorrência e atuando de forma integrada, com toda a equipe nas ruas, para oferecer suporte à população", acrescentou.

 

Patrícia Santos, 30 anos, que mora há seis, juntamente com o marido e os dois filhos, em uma das residências próximas ao local do incidente de deslizamento, ouviu atentamente as orientações dos agentes da Defesa Civil, sobre os riscos de permanecer no local, e também a respeito do deslocamento para um lugar mais seguro. “A gente vai agora se mobilizar para sair e atender as orientações. É muito importante saber que vamos ser assistidos e conseguir o auxílio enquanto ainda não estivermos em segurança. A minha expectativa é conseguir voltar após as medidas necessárias serem tomadas", afirmou.

 

A cidade permanece com a previsão de tempo chuvoso, e deve seguir em alerta amarelo até quarta (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim, a Operação Chuva continua em andamento no município, com vistorias e monitoramento constante, especialmente nas áreas de risco.

 

Com propósito de minimizar quaisquer tipos de danos, a administração municipal tem realizado intervenções preventivas, como ampliação de drenagem e manutenção de forma contínua, mas permanece em estado de alerta devido à instabilidade do clima. A população é orientada a tomar precauções durante as chuvas, evitando áreas de risco e mantendo documentos pessoais acessíveis para uma eventual evacuação emergencial.

 

Para outras informações ou em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números 199, (71) 3622-7799/7755 ou (71) 99981-3641, este último exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp. Os perfis do órgão nas redes sociais, como Facebook e Instagram, também estão disponíveis para consulta e orientação.

 

Foto: Josué Silva

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari





29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page