top of page

Curso de Primeiros Socorros promovido pela Semu é iniciado



Com o objetivo de oferecer capacitação básica sobre procedimentos necessários para atender vítimas em situações de emergência, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), deu início, nesta terça-feira (12/3), às aulas da primeira turma do curso de Primeiro Socorros.

 

A aula inaugural, que aconteceu no auditório da pasta, contou com a presença da gestora da Semu, Fafá de Senhorinho. Na ocasião, a secretária comentou sobre a relevância da ação educativa. “É importante que as pessoas saibam reconhecer uma situação de emergência e, não só isso, mas também sejam capazes de agir em favor da vítima, até que os profissionais socorristas cheguem ao local”.

 

Através do curso de primeiros socorros, que tem duração de 5 horas/aula, oferecido pela secretaria e ministrado por socorristas do SAMU, as 125 inscritas aprendem noções básicas de reanimação, ressuscitação além de outros conceitos ligados à temática. Durante os encontros, são realizadas aulas práticas, com exercícios de primeiros socorros.

 

O socorrista do SAMU, Clóvis Sales, que é responsável pela formação, comentou sobre como as intervenções de primeiros socorros podem evitar complicações e até mesmo a morte em determinadas situações. “A nossa preocupação é que essas mulheres estejam preparadas para agir com calma e conhecimento técnico específico diante de alguma situação. Tenho certeza que estando preparadas, elas podem salvar vidas e se tornarem verdadeiras heroínas”, comentou.

 

A estudante Alice Santos da Silva, 22 anos, moradora do Parque Verde I, prestou atenção em cada detalhe da aula. Empenhada em aprender ao máximo todos os assuntos abordados pelo curso, comentou que, “o que estamos aprendendo aqui hoje, pode nos ajudar até em situações de pequenos acidentes. Devemos estar preparadas para qualquer situação de emergência, inclusive em alguns acidentes domésticos. Pois com ações simples, eficazes e rápidas, podemos salvar vidas”, disse.

 

De acordo com cronograma elaborado, as capacitações seguem até o fim deste mês e fazem parte do conjunto de ações, desenvolvidas pela pasta, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente no dia 8 de março.

 

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page