Dando continuidade à uma sequência de entregas que referendam a qualificação progressiva da oferta do ensino público municipal, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, nesta quinta-feira (22/8), a inauguração de mais uma unidade de educação infantil – a Creche Municipal Professora Eunice Pereira dos Santos, localizada no bairro Ponto Certo, na sede do município.
A entrega acontece uma semana após a inauguração da Creche Municipal Pedro Florentino Bomfim – equipamento igualmente projetada seguindo o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal – que se encontra em pleno funcionamento em Catu de Abrantes, na costa.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Elinaldo Araújo reafirmou o compromisso do governo municipal com a educação, sobretudo a infantil, para que as crianças tenham um ensino de base de qualidade, a partir do qual percorrerão suas jornadas de aprendizado, construindo grandes futuros. “É a terceira creche com o mesmo padrão estrutural que estamos inaugurando nesse movimento de fortalecimento da educação infantil, que, também é, ao mesmo tempo, um apoio importante às famílias, principalmente às mães, que agora vão ter tempo para trabalhar enquanto seus filhos estão seguros e se desenvolvendo num ambiente apropriado, com profissionais qualificados e cinco refeições por dia”, pontuou o gestor em seu discurso.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou os avanços na Rede Pública Municipal de Ensino do município, lembrando que na terça-feira (20) foi celebrada a implementação do Sistema Próprio de Ensino (SPE) de Camaçari, com a entrega de diversas inovações pedagógicas feitas sob medida para os estudantes. “Paralelamente à entrega da Creche Linaldo da Silva, em 2022, da Pedro Florentino Bomfim, na semana passada, e da Creche Eunice Pereira dos Santos, hoje, além de mais três, que estão em obras, a qualificação da oferta da educação também vai se materializando através de outras ações, a exemplo da implementação do SPE”, afirmou, fazendo referência ao projeto que, em Camaçari, acontece com o apoio do CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe.
Pensada para ser um ambiente seguro e acolhedor, a nova Creche Municipal Professora Eunice Pereira dos Santos ocupa uma área de aproximadamente 2.200 metros quadrados (m²) e tem capacidade para atender até 188 crianças em período integral, com idades entre 6 meses e 5 anos e 11 meses.
Os moradores do bairro Ponto Certo celebraram com entusiasmo a entrega da creche. Como foi o caso de Eduarda Kelly, 20 anos, mãe de Anna Sofia, 3 anos, que estava ansiosa pela inauguração do equipamento. “Não via a hora dessa entrega acontecer, porque agora tenho como procurar trabalho. Vai ser bom pra ela, que vai estar aqui aprendendo, e para mim também, porque vou resolver minhas coisas sabendo que ela estará bem”.
Quem também comemorou a inauguração da nova creche foi Lidiane Santana, 29 anos, mãe de Sarah Bento e Phaullo Otávio, 4 e 1 anos, respectivamente. “A creche é maravilhosa, toda arrumada, bonita, tudo novo. Sei que meus filhos vão ser muito felizes aqui”.
A professora Edicléia Pereira Dias, filha da saudosa e ilustre professora Eunice, que faleceu em 2020, agradeceu ao governo municipal pela homenagem póstuma, batizando a creche com o nome da sua mãe. “Valente, que de tão aguerrida nem parecia que era baixinha. Seu nome merece ser eternizado, por toda sua dedicação pela educação à frente da Creche Comunitária Emanuel. Nos deixou para se tornar uma personalidade histórica, que continuará influenciando gerações”, disse, ao lado de outros familiares, que também participaram da cerimônia.
Além da comunidade e de profissionais que atuarão na creche, o evento também contou com a presença de personalidades públicas, órgão de imprensa e autoridades políticas e administrativas do município.
Foto: Tiago Pacheco/Jean Victor
Comunicação - ASCOM de Camaçari
Commenti