top of page

Coordenador da Defesa Civil de Camaçari recebe honraria na Câmara Municipal



O responsável pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Ivanaldo Soares, recebeu, da Câmara Municipal de Camaçari, a Medalha Marquês de Abrantes, que é destinada a agraciar a todos aqueles que se destacam na prestação de relevantes serviços no município. O momento solene aconteceu nesta terça-feira (9/4), durante a 8ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2024.

 

Emocionado com a honraria recebida, Ivanaldo declarou que a melhor parte de ser uma agente da Defesa Civil é poder servir as pessoas. Ao comentar sobre o que o deixa feliz no desempenho de suas funções, destacou que, “estar em um momento de crise e poder minimizar o sofrimento, traz uma alegria indescritível. Isso é que nos dá força e ter vontade para continuar servindo a esta cidade que me acolheu, onde moro com meus cinco filhos nascidos aqui. Então, esse momento significa muito para mim”.

 

De posse da honraria, o coordenador finalizou dizendo que, “em primeiro lugar, dedico este privilégio à minha família. Depois, à minha equipe da Defesa Civil, que sempre está presente, lutando e se dedicando de todo coração. Esta medalha é para todas as pessoas que me inspiram e me dão coragem para prosseguir”.

 

A Medalha Marquês de Abrantes foi dedicada a Ivanaldo Soares por meio do Projeto de Resolução n.º 047/2023, de autoria do vereador Dr. Samuka, com base nos incisos II, dos artigos 175 e 179, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores do Município de Camaçari. 

 

Sobre Ivanaldo Soares – Natural da cidade de Recife, capital pernambucana, Ivanaldo chegou a Camaçari com 17 anos, quando trabalhou como lavador de carros. Ao alcançar a maioridade, atuou numa empresa do setor químico, também foi pintor industrial e operário no Polo Industrial. Em um dado momento da vida, se estabeleceu como pequeno empresário no segmento de manutenção predial.

 

No serviço público, trabalhou como gari, depois supervisor de serviços públicos, até chegar a encarregado do setor de limpeza. Ivanaldo diz que descobriu a vocação pela área de proteção e defesa civil por acaso. “Em 1991, houve um grande incêndio e eu participei voluntariamente operando um carro-pipa. Foi assim que comecei minha história como agente. E todos os incêndios que aconteciam, lá estava eu, dando meu melhor para combater”, lembrou.

 

Ivanaldo ficou afastado do serviço público por alguns anos. Porém, em 1996, retornou à Prefeitura de Camaçari, quando deu início aos primeiros trabalhos para implantação de um setor de Defesa Civil no município. “O que antes era uma atividade voluntária, se tornou um desejo forte no meu coração. Eu voltei com o espírito de defesa civil. Então, montamos uma Sala de Crise [que simboliza uma grande força tarefa do governo no esforço de atender à população em situações emergenciais] e uma Central [de atendimento]. Depois conseguimos trocar um caminhão caçamba por um carro de brigada de incêndio, que inauguramos em um desfile cívico naquele ano. E assim nasceu a nossa Defesa Civil de Camaçari”, destacou o coordenador.

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari



17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page