top of page

Convênio para melhoria na iluminação pública de Camaçari é formalizado



Nesta quarta-feira (20/3), a Prefeitura de Camaçari formalizou, junto com a Neoenergia Coelba – distribuidora de energia elétrica do estado da Bahia –, o convênio para desenvolvimento de ações voltadas para a iluminação pública do município, através do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na ocasião, o prefeito Elinaldo Araújo, e o diretor-presidente da empresa Thiago Guth, assinaram o Termo de Cooperação Técnica, confirmando a parceria entre a administração pública municipal e a companhia de eletricidade.

 

Durante o encontro, o chefe do Executivo falou que a parceria com a Neoenergia Coelba chega para somar com os serviços de iluminação pública já realizados no município pela prefeitura, e vai representar além de segurança, e um consumo ainda mais sustentável, economia para os cofres públicos de ambas as instituições.

 

Na ocasião, ele pediu que a empresa concentrasse os trabalhos de instalação das 3.500 lâmpadas de LED nas ruas onde a dificuldade, no que se refere à iluminação, é mais sentida pela população. “Ouvimos moradores de algumas localidades, que acredito terem maior urgência. Se possível, priorizem esses locais”, pontuou.

 

Dezenas de vias, localizadas na sede e na costa do município, serão beneficiadas com a implantação da melhoria no sistema de iluminação pública, o que para a gestora da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, é um grande ganho para a cidade. “Fornecer um serviço de iluminação pública aos nossos munícipes é essencial, pois se trata de contribuir com a segurança e o bem-estar de todos. Como nosso prefeito solicitou, e seguiremos priorizando quem mais precisa. Temos feito um trabalho contínuo, inclusive nos fins de semana, a fim de verificar se as novas luminárias estão atendendo a população a contento”.

 

De acordo com Thiago Guth, nos últimos quatro anos, a distribuidora realizou a substituição de 25 mil luminárias, em 46 municípios baianos. Ao pontuar que a substituição das lâmpadas convencionais, de vapor de sódio ou metálico, pelos modelos em LED, garante muitos benefícios, o diretor-presidente da Neoenergia Coelba citou que, “nosso principal objetivo é proporcionar e estimular o consumo eficiente da energia elétrica na Bahia, garantindo o desenvolvimento sustentável do estado. Agora, por meio do convênio, vamos beneficiar também a população de Camaçari”, concluiu.

 

De acordo com o calendário elaborado, os trabalhos, que começaram no início deste mês, seguem até junho. A gestora da Sesp explicou ainda que equipes técnicas da pasta e da empresa distribuidora, visitam diariamente os locais onde as novas luminárias já estão funcionando, para verificar a qualidade e funcionalidade dos equipamentos. “Estamos acompanhando todo processo e fazendo revisões diárias. Nas situações onde se verifica a necessidade de ajustes, negociamos com a empresa, pois nosso objetivo é que tudo esteja positivo, tanto para o município quanto para atender às determinações do convênio”, esclareceu Arlene.

 

Com a conclusão dos trabalhos, as melhorias beneficiarão as avenidas Tupinambás (Radial C), 28 de Setembro (Radial A), Doutor Manoel Mercês (Radial B), do Contorno do Centro Administrativo, Francisco Drumond, Luiz Gonzaga e Acajutiba, além da Avenida Sul, no trecho que está entre os bairros Bela Vista (Inocoop) e Parque Verde I.

 

O cronograma também inclui benfeitorias na iluminação das ruas Costa Pinto e Eixo Urbano Central, no Centro, bem como em toda a região comercial do bairro; também a Abaré, na Gleba C; e das Flores, na Gleba E. Na região da costa, a nova iluminação será instalada nas principais avenidas de Jauá, Areias, Vila de Abrantes, Monte Gordo, Barra do Pojuca e Barra do Jacuípe.

 

Também participaram do ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o vice-prefeito, José Tude; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos; a titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim; e o engenheiro eletricista da Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) da Sesp, Elias Santos.

 

Ainda, representando a Neoenergia Coelba, estiveram presentes a superintendente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Mascarenhas, além de executivos da distribuidora.

Foto: Jean Victor

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari





3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page