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Com nova vencedora, licitação da Travessia Salvador-Mar Grande é concluída


Lanchas convencionais deverão ser substituídas por embarcações do tipo catamarã

A empresa Vera Cruz Transportes e Serviços Marítimo Ltda foi a vencedora da licitação da outorga de concessão da linha 1001 do sistema transporte hidroviário da Travessia Salvador-Mar Grande (Ilha de Vera Cruz).

 

O anúncio foi publicado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) na edição de quinta-feira, 10, do Diário Oficial do Estado.

A Vera Cruz Transportes foi a única interessada no certame e ofertou como garantia de proposta o valor de R$ 491.629,24 e pela outorga o valor de R$ 2.100.00,00. Com isso, a empresa terá direito a explorar o serviço inicialmente por 15 anos (180 meses), com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

 

O edital foi aberto no início de outubro de 2024 e foi dividido em duas linhas, a 1001 e a 1002. Em dezembro, a Transportes Dattoli Ltda foi a única interessada na concorrência pública destinada para a operação da linha 1002. A empresa ofertou como garantia a proposta no valor de R$ 491,6 mil e R$ 2,1 milhões pela outorga.

 

Antes disso, o processo foi suspenso “devido aos questionamentos apresentados à comissão permanente de licitação”, informou a Agerba ao Portal A TARDE na época. De acordo com o órgão, os números de embarcações permitidos por linha estavam abaixo da capacidade possibilitada, e, atendendo a pedidos, o andamento da licitação foi revista.

 

Exigências

Entre as exigências da licitação está a renovação gradual da frota. O edital prevê que as lanchas convencionais com casco de madeira deverão ser substituídas por embarcações do tipo catamarã, embarcação que é utilizada na travessia Salvador-Morro de São Paulo.

 

“As embarcações tipo catamarãs foram escolhidas devido às suas características operacionais mais modernas e ao conforto e segurança, que proporcionarão aos usuários dos serviços, tais como maior velocidade (de 15 a 22 nós), menor balanço, maior espaço interno, menor nível de ruído e capacidade para transporte entre 200 e 300 passageiros”, justifica a Agerba no edital.

 

O cronograma de substituição das embarcações vai depender do andamento das obras de ampliação do píer de atracação do Terminal Marítimo de Vera Cruz. O documento especifica que o prazo máximo para a substituição das lanchas para os catamarãs será de dois anos, a contar da entrega da reforma do equipamento.

 

É previsto que cada concessionária opere com três embarcações, sendo duas operacionais e uma reserva.

 

 

Reportagem completa no link abaixo:

 

 

Por Anderson Ramos

 

 

 

 

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