top of page

Com muita animação, tem início a programação da Semana Monteiro Lobato


.

Com um dia cheio de atividades, teve início, nesta quarta-feira (17/4), mais uma edição da Semana Monteiro Lobato no município, iniciativa que acontece em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril. Com o tema “Sítio do Picapau Amarelo”, o evento, que é promovido pela  Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), acontece até sexta (19), de forma descentralizada em três pontos de cultura da sede e da costa.

 

No Centro Cultural Vila de Abrantes, localizado na Rua da Matriz, crianças acompanhadas dos pais, além de estudantes do 5º ano, da Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, acompanhadas por representantes da instituição, a iniciativa propiciou a oportunidade de participar das diversas atividades realizadas durante o primeiro dia.

 

De acordo com Analice Silva, gestora do Centro Cultural Vila de Abrantes, celebrar a Semana Monteiro Lobato é motivo de muita alegria. “Porque aqui, a gente incentiva não só a leitura, mas também a sociabilidade dos pequenos da nossa comunidade”.

 

Jocinéia Paixão, mãe de Caroline Paixão, 45 e 7 anos, respectivamente, reconheceu a importância da promoção de trabalhos múltiplos para o desenvolvimento infantil, sobretudo por sua filha participar das atividades de teatro no centro cultural. “Esse tipo de ação estimula a criança a ler. Porque, infelizmente, com a internet, a gente vai perdendo o hábito da leitura. E atividades como essa estimulam, e uma coisa vai puxando a outra. O teatro influencia a relação deles com o livro, o gosto pela leitura, e assim vai abrindo novos horizontes”, destacou.

 

Ana Heloisa Araújo, 9 anos, falou sobre o espaço que a leitura tem na sua vida. "Eu amo ler. Desde pequena, eu sempre gostei de ler. Para mim, ler é demais. E como hoje a gente já aproveita pra comemorar o Dia do Livro, vim me divertir", reforçou a estudante do 4º ano, da Escola Batista de Vila de Abrantes.

 

Outra bastante envolvida foi Alexia Moreira, 10 anos, estudante do 5º ano da Eliza Dias de Azevedo. Ela ficou surpresa ao ver que a atividade lhe ofereceria mais opções do que estritamente a leitura, mas também lhe aproximaria do universo cultural de Monteiro Lobato. "Eu pensei que a gente ia ler os livros, mas, pelo visto, vai ter algumas apresentações, música, dança, e eu já estou muito feliz por tudo isso", completou.

   

Entre as atividades desenvolvidas, houve a participação da boneca de pano Emília, umas das personagens mais icônicas dos livros de Monteiro Lobato; exibição da biografia do autor, músicas, filmes, pintura, trabalhos de recorte e colagem, contação de histórias, leitura de conto, reconto e interpretação, além de oficinas literárias com contos de história, dentre outras.

 

Além do Centro Cultural Vila de Abrantes, as ações da Semana Monteiro Lobato acontecem na Pracinhas da Cultura, localizada na Avenida Luiz Gonzaga, s/n, Praça da Democracia, bairro Tancredo Neves (Phoc III); e no Centro Cultural Barra do Pojuca, situado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, s/n. Todas as atividades acontecem das 9h às 11h e das 14h às 16h.

 

A Semana Monteiro Lobato é uma promoção do Subprograma Vamos Ler Camaçari, que visa desenvolver, além do gosto pela leitura, proporcionando um mergulho no universo cultural mobilizado pela obra do autor, através das inesquecíveis histórias, músicas e personagens, a experiência de vivenciar o folclore brasileiro.

 

A iniciativa celebra, também, o nascimento de Monteiro Lobato, ocorrido em 18 de abril de 1882, que é considerado um dos mais importantes nomes da literatura brasileira.

Foto: Tiago Pacheco

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari






24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page