Exercício simulado de evasão do Polo Industrial de Camaçari, coordenado pelo Cofic e Indorama, ocorrerá até o final do ano com o apoio de diversas forças de segurança e bloqueará vias de acesso ao Polo
O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/Cofic anunciou a realização, ainda este ano, de um exercício simulado de emergência no Polo Industrial de Camaçari. Este evento, que acontecerá em data e horário não divulgados, contará com a participação de mais de 50 empresas e envolverá aproximadamente 15 mil pessoas que trabalham no Complexo Industrial. A simulação de evasão, coordenada pelo Cofic em parceria com a Indorama - Unidade Oxiteno, faz parte do Plano de Contingência do Polo (PCP) para emergências de grande porte, em conformidade com a Portaria Inema 16507/18.
No dia do treinamento, todas as vias de acesso ao Polo serão bloqueadas a partir das 9h30min, garantindo a segurança e a eficiência do exercício. O superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Calheira, explicou que o objetivo principal do treinamento é avaliar os procedimentos coletivos de segurança do Complexo Industrial, com foco no acionamento e uso dos recursos técnicos disponíveis no Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e no Plano de Atendimento Médico Emergencial (PAME), visando o controle de situações de emergência.
Segundo Aurinézio Calheira, o exercício simulará um vazamento de produto químico inflamável, especificamente óxido de etileno, seguido de um princípio de incêndio. Esse cenário exigirá a convocação do PAM (Área Delta K) e resultará na evacuação total do Polo. Este tipo de treinamento, realizado desde a década de 1990, é fundamental para a capacitação dos trabalhadores do Polo Industrial em situações de emergências complexas.
O exercício contará com o apoio de várias forças de segurança e instituições, incluindo a Polícia Militar (12º BPM - Camaçari, 36ª CIPM - Dias d'Ávila, PMRV - Polícia Militar Rodoviária, Graer - Grupamento Aéreo da PM, e a Cipe Polo/Companhia Independente de Policiamento Especializado - Polo Industrial), a Defesa Civil, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, além da Concessionária Bahia Norte e do Batalhão de Bombeiros Militar (Camaçari).
O treinamento também avaliará a atuação dos coordenadores de evasão das empresas associadas, incluindo o atendimento a vítimas e o bloqueio de pistas. Este exercício é crucial para assegurar que todos os envolvidos estejam preparados para agir com eficiência em uma situação de emergência de grande porte, minimizando riscos e garantindo a segurança de todos.
Foto: Reprodução
Por: Bruno Cordeiro
Colabore com o Instituto Social APTI:
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments