top of page

CAEI recebe novos equipamentos de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual



A comunidade escolar do Centro de Apoio à Educação Inclusiva (CAEI) recebeu da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), oito novos equipamentos de escrita e leitura tátil para pessoas cegas. São sete máquinas de escrever, além de uma impressora, todos em braille. A entrega, que aconteceu nesta quarta-feira (20/03), foi bastante celebrada pelos alunos e educadores da unidade, por conta das possibilidades pedagógicas que serão proporcionadas pelos novos instrumentos.

 

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destaca que a entrega evidencia o compromisso do governo municipal com a educação inclusiva, citando que o aprimoramento do atendimento aos estudantes com deficiência também ocorre em outras frentes, a exemplo dos serviços ofertados por meio do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie), da inclusão de psicólogos e assistentes sociais na rede, e da contratação de mais cuidadores educacionais, via Processo Seletivo Simplificado, e também por concurso público, entre outras ações.

 

Na oportunidade, a titular da pasta ainda ouviu demandas e atualizou a comunidade sobre as resoluções em andamento, entregou o kit de boas-vindas da Seduc aos professores, e anunciou que, “até o fim de abril, devem ser entregues mais materiais e  itens necessários para o desenvolvimento das atividades pedagógicas na unidade de ensino”.

 

O gestor do CAEI, Vivaldo Bispo, comemorou a entrega. “Esse é um momento ímpar que será inesquecível para os nossos alunos e para toda a comunidade do CAEI. Agradeço ao prefeito e à secretária Neurilene pelo compromisso que eles têm com a educação. Estamos recebendo ferramentas pedagógicas essenciais para desempenhar o nosso trabalho com os estudantes cegos e com baixa visão”.

 

O CAEI faz parte da Rede Municipal de Ensino de Camaçari que, entre outros equipamentos geridos pela administração pública, é dedicado ao atendimento de estudantes com deficiência. Localizado no bairro Ponto Certo, a unidade atende, atualmente, cerca de 150 alunos, para os quais são ofertados atendimentos para que desenvolvam autonomia e potencializem suas aprendizagens.

 

A aluna Ivonilde Nunes, 68 anos, está animada com a chegada das máquinas e da impressora em braille. “Pra mim é uma bênção de Deus a gente receber esse material. Eu também agradeço a equipe da prefeitura e do CAEI. Tem sido muito bom estar aqui aprendendo mais e mais. Já estou bem entendida no braille, fazendo as palavras sozinha”, contou.

 

O secretário da Saúde, Elias Natan, também esteve presente no ato de entrega das novas máquinas e da impressora em braille do CAEI.

 

Foto: Arquivo

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari



30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page