top of page
nilsonccarvalho200

Bandas marciais e fanfarras levam encanto ao desfile cívico na Gleba E


Entre aqueles que vão prestigiar os desfiles cívicos, já é tradição assistir aos espetáculos feitos pelas bandas marciais e fanfarras, que embalam a plateia com o som ritmado e coreografias cheias de encanto. Durante a celebração ao Dia Independência do Brasil, neste sábado (7/9), quatro grupos se apresentaram, animando o trajeto na Rua das Flores, no bairro Gleba E.

 

Uma das espectadoras foi Romilda Silva, que afirmou que todos os anos faz questão de prestigiar a festa. "É muito satisfatório apreciar as apresentações, especialmente por ver os jovens participando, como sendo uma forma de inclusão. Os desfiles são importantes por contribuir para não deixar morrer essas manifestações culturais, que são lindas", destacou a cabo de turma, moradora do bairro.

 

Para fazer o "show" acontecer, as estrelas são as centenas de artistas, que transformam a avenida em palco. Michele Almeida, que integra o corpo coreográfico da Banda Marcial Joana Angélica (BAMAJA), foi uma das que se apresentaram e falou sobre a sensação de, por mais um ano, participar do desfile. "Tivemos uma extensa jornada de ensaios e poder levar o resultado do nosso trabalho pra rua, é muito bom. Grande emoção", disse ela, que faz parte do grupo há cerca de 10 anos.

 

Jéssica Santana, professora coreográfica da BAMAJA, contou que 80 componentes desfilaram neste sábado, entoando repertórios variados. "As bandas marciais e fanfarras têm um importante papel, pois trabalhamos com crianças e jovens, levando diversão, entretenimento, além de ser um mecanismo de afastá-los da criminalidade", destacou.

 

Atraindo os olhares atentos do público, a Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA) fez um espetáculo grandioso, recheado de músicas populares, como dos artistas Cristiano Araújo e João Gomes. "Uma alegria participar de mais um desfile. Levamos à avenida 120 integrantes, cumprindo nossa missão em ser uma alternativa para os jovens ocupar a mente e se desenvolver", pontuou o presidente do grupo, Gil Mário Santos.

 

Outra atração foi a Banda Marcial Estudantil de Camaçari (FANESC), que arrancou aplausos calorosos das pessoas. Jackson Vitório Silva, que há três anos toca o instrumento de sopro tuba, falou sobre o sentimento em ver a reação da plateia. "É inspirador, nos dá ainda mais energia. É gratificante por mais um ano estar no desfile e ter essa recepção especial", disse.

 

Ainda se apresentou durante o desfile cívico na Gleba E, a Banda Marcial do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC). Em Parafuso, a programação prevê apresentações das fanfarras Municipal Popular de Abrantes (FAMPA), Estudantil de Parafuso (FANESP) e Popular de Parafuso (FANPOP), além da banda marcial Art'Vila, e também da BAMCEMC.

 

As fanfarras e bandas marciais recebem subsídio da Prefeitura de Camaçari, através do edital Evandro Amaro, que está na terceira edição, e também é destinado a filarmônicas e orquestras. O certame, promovido por meio da parceria entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Educação (Seduc), destina R$ 100 mil para cada grupo, atendendo 10 instituições, totalizando R$ 1 milhão investido.

 

Foto:: Josué Silva

Comunicação - ASCOM de Camaçari

 



 


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page