top of page

Arte e cultura reflete força da comunidade através do Espelho em Lauro de Freitas


ree

Com um grande painel recheado de fotografias, o projeto Espelho abriu nesta quarta-feira (5), sua segunda exposição urbana. Desta vez, a cidade protagonista foi Lauro de Freitas, mais precisamente a comunidade do Aracuí, localizada próximo ao Espaço Cultural Movimenta Aê.

 

A cerimônia contou com a participação da comunidade e a presença de diversas figuras importantes, como Maneto Laura Borges, presidente da Associação Tupã Suriazala, que parabenizou a equipe pelo olhar sensível dedicado ao projeto.

“Parabéns a toda a equipe, pois trazer um projeto como esse para a comunidade é oferecer um olhar empático e sensível ao próximo, e esse olhar foi vivido por vocês. Que este projeto seja abençoado e fortalecido infinitamente, levando esperança para outras comunidades e reforçando o trabalho que realizam. Parabéns a todos!”, afirmou Maneto Borges, destacando a importância do trabalho desenvolvido.

 

Emocionado com o resultado de mais uma exposição, o produtor cultural e coordenador geral do Espelho, Júnior Clemente, compartilhou a sensação de ver o envolvimento da população e o desempenho dos alunos. “As fotografias ficaram lindas. Para mim, é encantador observar a reação de cada aluno e aluna ao ver suas imagens expostas no muro. Sem dúvida, isso não tem preço”, afirmou com entusiasmo.

 

Arlete da Silva, aluna e modelo da oficina, de 44 anos, expressou sua gratidão por participar do projeto e falou sobre a importância da arte e da educação na transformação de vidas. Ela enfatizou o impacto de projetos como o Espelho, que oferecem oportunidades e novas perspectivas para pessoas provenientes de realidades desafiadoras como a sua. “Esse projeto me fez acreditar que posso chegar a qualquer lugar e construir um futuro melhor”, declarou emocionada.

 

Cristiane Santana, idealizadora do Movimenta Aê, ressaltou a importância de iniciativas como o Espelho. “Este é um trabalho maravilhoso, que tem gerado muita reciprocidade e reconhecimento. Estamos muito felizes com o impacto que ele está causando na comunidade. A parceria com a equipe do Espelho tem sido incrível e estamos aqui, unidos, para promover mais transformação através da arte”.

 

Além das oficinas de fotografia, os participantes também foram acolhidos com vivências terapêuticas com o psicólogo, Leonardo Santos e o historiador, Diego Copque que compartilhou conhecimentos sobre a história da região. O Espelho é uma iniciativa que ganha vida apresentado pelo Instituto Cultural Vale, Ministério da Cultura, com apoio da Lei Rouanet, e do Coletivo Fora da Caixa, em colaboração com o Instituto Casa Coletivo, Coletivo Falaê Camaçari e várias instituições de Lauro de Freitas e Simões Filho.

 

A proposta contou com o apoio de diversas entidades, como a UOSCC, a UFBa Campus Camaçari, o Espaço Cultural Movimenta Aê, a Associação de Moradores do Aracui, a Associação Beneficente dos Moradores do Parque Continental de Simões Filho, além da gráfica On Print Impressão.

 

Com coordenação geral de Júnior Clemente, arte educadora de Geovanna Maria, produção de Juca Lira, Fernanda Anjos e Adriane Campos, curadoria de Carol Garcia e Geovanna Maria, a exposição Espelho se configura como uma vitrine de talentos e um reflexo da força e da beleza das comunidades ao seu redor. A montagem foi realizada por Deo Sena, a identidade visual foi criada pelo Estúdio Giô Brand.

 

Texto da exposição foi assinado por Carolina Dantas.

A assessoria de imprensa e gestão de redes sociais ficou a cargo de Carol Torres.

 

 


ree

ree

ree




Compartilhe com seus amigos;

Colabore com o Instituto Social Artes Para Todas as Idades APTI

PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83

 
 
 

Comentários


  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

©2025 Papo de Artista Bahia - Todos os direitos autorais reservados.​

(71) 98682-7199
bottom of page