Os desfiles cívicos em Camaçari, que, historicamente, acontecem no mês de setembro, são momentos de celebração das tradições materiais e imateriais da cidade, mas também são ótimas oportunidades para ambulantes venderem produtos que atraem a todos os gostos, renda, públicos, faixa etária, preferência, entre outros. Neste sábado (28/9), durante as comemorações pelos 266 anos de emancipação política do município, cerca de 150 desses profissionais trabalham no entorno da Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), local das festividades.
Dentre a diversidade dos produtos comercializados pelos profissionais autônomos, os mais vendidos são alimentos e bebidas, além de doces e brinquedos, mas também há quem aposte na venda de acessórios, como óculos escuros, bonés e chapéus, tudo para garantir uma renda extra.
Com o objetivo de ordenar e fiscalizar o trabalho, possibilitando que aconteça com organização e tranquilidade, fiscais da Diretoria de Ordem Pública (Dirop), setor vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), atuam nos pontos de vendas orientando os trabalhadores. O supervisor de Serviços da Dirop, Jailton Pedreira, explicou a logística da ação. "Estamos aqui para orientar os ambulantes, para que todos tenham a oportunidade de trabalhar com segurança. Seguimos com a fiscalização, sobretudo, para evitar o uso de materiais perfurocortantes, que são proibidos para eventos como este", esclareceu.
Animada com a possibilidade de escoar o estoque de bolo de pote durante o evento, a vendedora Juliete Moura, 32 anos, moradora do bairro Jardim Limoeiro, comentou que costuma vender em repartições públicas e estabelecimentos privados da cidade, mas que é a primeira vez que trabalha no desfile. “Alguns dos meus clientes perguntaram se eu venderia hoje, e, a partir daí, foi como se tivesse despertado em mim para essa possibilidade. Então, estou aqui cheia de esperanças de vender os 50 bolinhos de pote, de sabores variados, que fiz no capricho, pra matar a vontade de comer doce dessa galera”, afirmou.
A tática de vendas que o vendedor Edivaldo Oliveira, 51 anos, usa é o tipo de produto que comercializa. "Sou autônomo há mais de 30 anos, e sempre trabalhei com brinquedos. As crianças amam levar um brinquedinho para casa. Então, a maioria dos pais faz o gosto delas". Sobre a importância de comercializar os produtos em momentos festivos da cidade, pontuou que, "é onde tem muita gente reunida. E quanto mais pessoas, mais vendas e mais lucro".
Com os cinco desfiles cívicos que aconteceram em todos os fins de semana de setembro, iniciando com o do Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, data histórica celebrada nos bairros Gleba E e Parafuso; bem como as festas em comemoração ao aniversário da cidade, que aconteceram em Monte Gordo (14) e Vila de Abrantes (22), fechando o ciclo neste sábado (28), os ambulantes aproveitaram bem as oportunidades de gerar renda extra, comercializando os produtos nos locais das festas.
Foto: Arthur Vinicius
Comunicação - ASCOM de Camaçari
Colabore com o Instituto Social APTI
PIX: CNPJ: 19.463.326/0001-83
Comments