top of page

1ª etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle movimenta Barra do Jacuípe




Reunindo 110 atletas de dez estados do país, a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Padlle 2024 movimentou Barra do Jacuípe neste sábado (16/3), com competições na Marina Jacob Sports, às margens do rio que leva o nome da localidade, na Costa de Camaçari. As disputas aconteceram nas categorias masculino, feminino e amador, nas modalidades OC1, V1 e OC6, Surfski, Junior, Paddleboard, além de SUP Race Profissional, Amador e Allboards. O evento também incluiu a prova Kids, com crianças assistidas pelos projetos sociais implementados pelas entidades envolvidas.

 

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Stand Up Padlle (CBSUP). O presidente da instituição, José Augusto Carvalho, destacou que, ao todo, foram distribuídos R$ 25 mil em premiações, além de medalhas e troféus. Ele também explicou sobre as etapas da competição. “Barra do Jacuípe é um local maravilhoso para recepcionar este evento, que corresponde à primeira de cinco etapas do Circuito Brasileiro de Stand Up Padlle, que acontecem este ano. As próximas serão realizadas no Ceará, Rio de Janeiro, Amazonas e Sergipe”, contou.

 

A atleta Íris Azi foi uma das competidoras e conquistou a 2ª colocação na modalidade SUP Race Profissional feminino. Ela, que é presidente da Federação Baiana de Stand Up Padlle (FEBASUP) – entidade parceira na organização do evento –, ressaltou que Camaçari tem se destacado ao receber competições de SUP. “O esporte, que é aberto e democrático, em que crianças, adultos e idosos podem participar, tem o poder de promover a saúde e o bem-estar, mas, especialmente, de integrar e salvar vidas. Inclusive, temos aqui alunos de projetos sociais, que atuam com aulas da modalidade para que a torne mais acessível. Estou muito feliz de fazer parte deste evento”, afirmou.

 

Entre os esportistas que também subiram ao pódio, esteve José da Glória, morador de Arembepe, que ficou com a medalha de ouro no Padlleboard masculino. “O calor foi nosso maior adversário, mas foi uma prova linda. O esporte é maravilhoso, e é o que nos movimenta. A gente faz por amor”, disse.

 

Já o primeiro lugar do Padlleboard feminino foi conquistado por Sinara Pazos, atleta de Salvador, que há 10 anos se dedica à modalidade. “Foi uma competição dura, pois além do sol, tivemos também como desafio a correnteza do rio para administrar. Mas o resultado foi excelente e o sentimento é de felicidade”, ressaltou a esportista.

 

A titular da Secretaria do Turismo, Cristiane Bacelar, participou da entrega das premiações e falou sobre a importância de eventos como este para aquecer a economia local. “Camaçari vive um novo momento no turismo, atividades como essa fomentam o setor, especialmente por ser um campeonato com atletas vindos de diferentes lugares do Brasil para prestigiar a nossa costa. Então, o município, o turismo e a economia são fortalecidos, e, consequentemente, beneficia a nossa gente”, afirmou.

 

Entre os participantes que vieram de outros estados estava Alexandre Nogueira, que é diretor da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (Asup-CE). “É uma satisfação estar aqui em Barra do Jacuípe, neste que é um dos melhores campeonatos do Brasil. Me sinto honrado em contribuir e ser um parceiro para o desenvolvimento do esporte”, destacou.

 

A 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Padlle 2024 teve apoio da Prefeitura de Camaçari e aconteceu em parceria com a Associação Baiana de Stand Up Padlle (ABASUP).

Foto: Josué Silva

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page