Saiba tudo sobre o
Papo de Artista com Nilson Carvalho
Nilson Conceição Carvalho, pastor, artista plástico, jornalista, apresentador do Programa Papo de Artista, do Programa Pare, Pensei, Ouça, Reflita e Viva Melhor, diretor do Jornal Papo de Artista, professor de artes e presidente do Instituto Social Artes Para Todas as Idades - APTI.
Este sonho vem há décadas sendo amadurecido até colocar em prática.
Em 2016 que fizemos um programa que se chamava Papo Verdade, ele ficou no ar por algum tempo, porém por motivos de saúde tive que me afastar. Segui o trabalho com artes, no social e na função pastoral. Em 2020 veio a pandemia que causou um estrago imenso, e como artista e professor teve que me reinventar e vi a dificuldade que a classe artística enfrentava para sobreviver, pois sem exposições, shows, ou festas, todos ficaram sem condições mínimas para o exercício de suas atividades. Então voltou a ideia de voltar as mídias agora com um programa regional que abordasse os trabalhos dos artesões e de todos que trabalhavam com cultura.
No inicio foi muito difícil porque eu tinha que me deslocar para as residências das pessoas e com medo da maldita Covid 19. As coisas começaram a evoluir com transmissão no Youtube, Instagram, e Facebook e nos grupos de Whatsapp. Com isso conseguimos fazer com que nossas matérias fossem mostradas ao mundo e assim o programa começou a ganhar uma proporção que eu jamais imaginava. Dezenas de fazedores de cultura me ligando, enviando seus trabalhos para que eu pudesse colocar no programa. Primeiro só tínhamos um programa todas as quartas feiras, e as pessoas começaram a pedir para eu fazer um programa, voltado para a vida social e espiritual, seria mais um programa de motivação, então lá fui eu fazer o Pare, pense, ouça, reflita e viva melhor A coisa pegou tão rápido que as pessoas começaram a enviar suas analogias, fabulas e parábolas. Com isso fui adentrando em várias Academias de Artes e Cultura em todo Brasil e mundo a fora. Meus trabalhos de artes e o programa que eram uma união correu o mundo, principalmente porque a minha galeria é que sustenta o Instituto Social APTI e quando chegou a pandemia quase fechamos. Mas com a ajuda de amigos e suas famílias, Sra. Aline Melo, Djalma Pinheiro (Fundador a AMCL) Janete Sabag Bottan, (Presidente da AMCL) foram essenciais na reviravolta da minha vida como apresentador e jornalista.
Passados dois anos de pandemia, em 2022 no mês de novembro, recebi uma ligação do Sr. Carlos da tv www.C4tvweb.tv, fui convidado para fazer parte de um programa todos os domingos as 18:00hs. Essa foi uma experiência ímpar na minha vida. Decidi estudar sobre o tema e fiz o curso de jornalismo pela Latinidade Filmes com Aline Melo e outras agremiações que ofereciam cursos gratuitos e que pudessem agregar no meu conhecimento.
No início, a coisa foi um pouco complicada porque estava falando para 39 países ao vivo com uma audiência de 700 mil pessoas por programa, porém o programa começava sempre depois das 18:00 e nunca acabava as 19:00 sempre era quase duas horas e estava me afastando das coisas de Deus. Conversando com a direção da TV, eles ficaram de ver um horário mais compatível com minhas condições, porém tinha que aumentar a audiência.
Para encurtar a conversa, em cerca de três meses estava com uma audiência de (Dois Milhões e Meio por programas), então me deram a oportunidade de ir para o sábado as 20:00. Só que tem um detalhe, um horário desafiador para concorrer com as TVS abertas, como Globo, SBT, Record, Bandeirantes e outras mais, foi um aprendizado e um desafio, mas com isso fui conhecendo celebridades, em todas as esferas da cultura.
Já faz um ano que estamos no ar todos os sábados e quarta feira ao vivo com uma audiência acima de 4 Milhões de internautas por programa. No ano passado nasceu a ideia de também fazer um jornal, online que pudesse mostrar a nossas dificuldade de escoar nossos trabalhos, as benfeitorias da cidade e as necessidades local. De início era uma folha, passou para três e hoje estamos com quase 20 folhas.
Conto com 08 Colunistas com conteúdos sobre saúde, cultura, segurança e pautas diversificadas. O crescimento é constante. Em breve estaremos com o jornal físico, que será distribuído gratuitamente em toda a cidade de Camaçari. Buscamos parceiros para que possamos divulgar a palavra de Deus, falar de Educação e Cultura, no intuito de deixarmos o legado de um mundo melhor.
Hoje o programa e o jornal têm uma esquipe que tem se esforçado muito para levar as noticias com veracidade e transparência através da parceria com a www.c4tvweb.tv, TV Latinidade de Angola, RAM TV de Moçambique, A.M.E Alianza Mundial de Emissoras Bogotá - Colômbia, para 119 Países.